Topo

Gene Simmons, um homem de negócios

Maurício Gaia

25/08/2014 17h06

Raríssimas vezes o Rock conheceu um bandleader como Gene Simmons. Baixista de recursos técnicos modestos, Gene, juntamente com seu sócio Paul Stanley, comanda há mais de 40 anos, com sucesso, a banda Kiss.

Simmons, que completa 65 anos hoje, sempre demonstrou ter um excelente tino para negócios, o que permitiu que a banda sobrevivesse e se reinventasse ao longo das décadas. No começo, a combinação de músicas celebrando festas, bebidas e mulheres e o visual insólito conseguiu atrair a atenção de um público adolescente, que ignorava o rock progressivo ou grandes nomes dos anos 60, permitindo a criação de diversos itens de merchandising da banda: bonecos, HQs, filmes, etc, renderam alguns bocados de dólares para eles.

Gene Simmons, em sua caracterização mais conhecida (Foto: Divulgação)

Gene Simmons, em sua caracterização mais conhecida (Foto: Divulgação)

Quando este modelo começou a dar sinais de esgotamento, além do lançamento de discos fracos, outro tiro certeiro: a aposentadoria das máscaras e a entrada de cabeça no metal farofa oitentista.

Mais tarde, incentivada pela série de acústicos da MTV, a onda do revival se fez forte nos 90, mais outra guinada: a volta das máscaras e dos integrantes originais. E a certeza de vendas de discos e shows marcados pelo mundo todo.

Outra contribuição da banda ao mercado de entretenimento foi incorporar vários elementos dramáticos aos shows: a música é somente mais um dos componentes do espetáculo. Se vem à sua mente nomes como Beyoncé, ou Madonna, acredite, elas também se inspiraram nos shows do Kiss.

Em todos os momentos, Simmons e Stanley deixavam claro: Kiss é um projeto dos dois, somente. Todos os demais integrantes sempre foram peças necessárias para que o sucesso viesse, mas eles eram perfeitamente substituíveis.

Abaixo, uma apresentação da banda no Programa Livre, em 1994:

Aqui, uma entrevista para o programa Pânico na TV, em 2009:

Leia mais em

Combate Rock disseca o primeiro álbum do Kiss
Estréia do Kiss completa 40 anos: quem riu por ultimo?

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock