Topo

A relação íntima do rock com a obra de Ennio Morricone

Combate Rock

09/07/2020 02h59

Do site Roque Reverso

Ennio Morricone (FOTO: DIVULGAÇÃO/FACEBOOK)

O compositor e maestro italiano Ennio Morrricone faleceu nesta segunda-feira, 6 de julho, em Roma. Ele tinha 91 anos e não resistiu a complicações provocadas após uma queda que gerou uma fratura no fêmur.

Lenda do cinema, Morricone foi um dos maiores compositores de trilha sonora da sétima arte. Durante seus longos 66 anos de carreira, produziu mais de 500 músicas para filmes e séries, principalmente em longas do chamado "spaghetti western", como os clássicos "Três Homens em Conflito", "Por um Punhado de Dólares" e "Por Uns Dólares a Mais", de Sérgio Leone, e em outros filmes importantes, como "Cinema Paradiso", Os Intocáveis" e "A Missão".

Não bastasse toda a sua premiada carreira, que inclui estatuetas do Grammy, Oscar e Globo de Ouro, Morricone teve uma imensa relação com o mundo o do rock, inspirando, sendo ídolo ou até participando de composições.

Metallica, Bruce Springsteen, Radiohead, Ramones, Muse, Dire Straits e Roger Waters são só alguns dos grandes nomes que já tiveram alguma relação com Morricone.

O Metallica usa há décadas a música "Ecstasy of Gold" para introdução dos seus shows e é um dos grandes responsáveis por Morricone ser conhecido dentro do heavy metal. Após a morte do compositor, o grupo divulgou duas notas lamentando a perda, uma assinada coletivamente e outra com a assinatura do vocalista e guitarrista James Hetfield.

"Descanse em paz, Ennio Morricone. Sua carreira foi lendária, suas composições atemporais. Obrigado por criar o clima de vários de nossos shows desde 1983", destacou o grupo na primeira nota.

"O dia em que tocamos 'The Ecstasy Of Gold' pela primeira vez como nossa nova introdução em 1983 foi mágico! Ela se tornou parte do nosso sangue, nossa respiração, nossa saudação, orações e ritual pré-show da banda desde então. Eu cantei essa melodia milhares de vezes para aquecer minha voz antes de subir ao palco. Obrigado Ennio por nos energizar, ser uma grande parte de nossa inspiração e uma conexão entre a banda, equipe e fãs. Eu pensarei para sempre em você como uma parte da família Metallica. Descanse em paz, Maestro Morricone", escreveu Hetfield.

Assim como o Metallica, o lendário Ramones chegou a usar "Ecstasy of Gold" em shows, mas a banda punk soltava a música no fim dos shows.

O Dire Straits chegou a fazer referência a Morricone na música "Once Upon a Time in the West", sendo que o eterno vocalista e guitarrista Mark Knopfler declarou inúmeras vezes ser fã do compositor italiano, assim como o vocalista do Radiohead, Thom Yorke, já fez.

O Muse, por sua vez, também já chegou a apresentar um trecho de "Man With Harmonica", presente na trilha do filme "Once Upon a Time in the West", antes de tocarem "Knights of Cydonia" em shows.

Bruce Springsteen fez uma versão musical de "Once Upon a Time in the West" e venceu o Grammy de Melhor Performance Instrumental de Rock em 2008.

Essa versão está presente num álbum tributo a Ennio Morricone chamado "We All Love Ennio Morricone", que conta ainda com Roger Waters com ""Lost Boys Calling", além do Metallica com sua versão instrumental para "The Ecstasy Of Gold", e de outros artistas consagrados, como Quincy Jones, Andrea Bocelli, Celine Dion e Daniela Mercury.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock