Topo

Morre Antonio Bivar, aquele que nos 'ensinou' o que era o punk

Combate Rock

05/07/2020 20h18

Marcelo Moreira

Antonio Bivar (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Antonio Bivar era uma daquelas pessoas que tinham o dom de tornar qualquer coisa simples. Escritor, dramaturgo e intelectual influente, esclarecia tudo nos mínimos detalhes e espantava seus amigos e espectadores com os resultados que obtinha.

Curioso, culto e sedento por novidades, abraçou o movimento punk com um entusiasmo cativante, fazendo o que nenhum antropólogo de academia conseguiu: destrinchar, explicar e apresentar o punk ao Brasil em um livrinho simples e influente: "O Que É Punk?", da coleção "O Que É?", da editora Brasiliense.

Bivar foi mais uma das vítimas do da covid-19. Morreu aos 81 anos de idade neste domingo (5), em São Paulo, após um período de internação.

Além da pequenina bíblia punk, o escritor é autor de clássicos do teatro nacional, entre suas principais obras estão as peças "Abre a Janela e Deixa Entrar o Ar Puro e o Sol da Manhã" (1968), "Cordélia Brasil" (1967) e o "O Cão Siamês ou Alzira Power" (1969).

Também escreveu livros como "Yolanda", que conta a história de Yolanda Penteado. Em setembro de 2019 lançou seu último livro, "Perseverança", onde narra passagens importantes de sua trajetória.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock