Topo

As grandes vozes do rock - é possível escolher o melhor? - parte 4

Combate Rock

18/06/2020 06h47

Marcelo Moreira

John Lennon (Reprodução/Facebook)

John Lennon – Força bruta da natureza, o fundador dos Beatles conjugava aspereza, sarcasmo, ironia e delicadeza como nenhum outro astro do rock conseguiu. Moldou seu estilo ao longo dos anos até atingir o auge no final da banda e no começo da carreira solo, nos anos 70. Tronou-se exemplo de cantor com alto grau de interação com as músicas e um intérprete estupendo.

Paul McCartney em São Paulo (FOTO: DIVULGAÇÃO/MROSSI/T4F)

Paul McCartney – Com um pouco mais de treinamento musical na juventude do que o companheiro de composição e de banda, Paul tinha uma facilidade imensa de passar de um campo para outro, seja como bardo folk, baladeiro suave, blueseiro de raiz e roqueiro feroz e agressivo. Não é dele a voz do blues desesperado de "Oh! Darling" e da irada "Helter Skelter", o primeiro heavy metal da história?

Eric Burdon – Outra força bruta da natureza, de voz grossa e rouca, mas tão imponente que impunha autoridade e respeito como se fosse um blueseiro do Alabama. Branquelo nortista de Newcastle, na Inglaterra, construiu um estilo único que mesclava blues, soul e rock na mesma frase, tudo com muito sentimentalismo e intensidade. Tornou-se um gigante na segunda encarnação dos Animals, a partir de 1967.

David Bowie – Camaleão no sentido estético e no estilo musical, estendeu essa característica também à voz. Se não era um virtuoso, apostou na inovação e na versatilidade para passear por diversos estilos e moldar a voz ao sabor de seus personagens. A voz nunca foi longa ou potente, mas o treinamento teatral e na dança ajudaram Bowie e encontrar diversas possibilidades – foi do pop ao blues, do funk ao soul, do rock ao hard, mas sempre explorando as nuances únicas de sua voz, ainda que em espectro limitado.

Elton John – O pianista que queria ser astro acertou desde sempre ao encontrar uma zona confortável para sua voz forte, grossa e levemente gutural. Transitando entre o pop e o rock com irritante facilidade, construiu algumas das mais belas melodias se tornou um intérprete extraordinário observando os amigos e gênios Rod Stewart e David Bowie.

 

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock