PUBLICIDADE
Topo

Morre o pianista Henry Grey, uma das lendas do blues norte-americano

Combate Rock

18/02/2020 06h31

Do blog Mannish Blog

Henry Gray (FOTO: EUGÊNIO MARTINS JÚNIOR)

Morreu no dia 17 de fevereiro o grande pianista de blues, Henry Gray, aos 95 anos. Nascido em Baton Rouge, cidade próxima a New Orleans, onde tocou em festivais e clubes, ganhando a admiração dos moradores locais.

Na época que passou em Chicago 1946-1968, Gray trabalhou com os maiores artistas de blues de todos os tempos, Jimmy Reed, Howlin' Wolf, Muddy Waters, Junior Wells, Jimmy Rogers, Buddy Guy, Little Walter, Morris Pejoe.

Além de tocar em festivais importantes nos Estados Unidos, como o New Orleans Jazz and Heritage, onde atuou 39 vezes, King Biscuit Blues Festival, Chicago Blues e outros, Gray viajou por Japão e Europa, onde tocou no Montreux Jazz Festival.

Adepto do blues e do boogie woogie, sua "pegada" era autêntica, sua mão esquerda martelava as teclas com paixão e precisão.

Uma curiosidade, foi convidado por Mick Jagger para tocar no seu 55º aniversário comemorado em Paris.

Em 2013 Gray tocou no Brasil, em um festival em Poços de Caldas, quando pedi uma entrevista, mas a má vontade e amadorismo da organização do evento fez de tudo pra eu não falar com Gray e Tail Dragger. Uma pena, hoje teríamos esse registro.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock