Topo

Melhores do ano de 2019 - nacional - parte 1

Combate Rock

31/01/2020 06h15

Marcelo Moreira

Entre os meus destaques nacionais para 2019 estão, surpreendente, bandas pesadas de inspiração punk, folk e rock clássico nacional, para não falar do progressivo instrumental de uma banda sensacional de São Paulo. Que as bandas de protesto citadas nesta relação nos inspirem a resistir e a barrar as toneladas de retrocessos que estamos vivendo.

 

Dr. Sin – "Back Home Again" – trio de hard rock volta à ativa após um hiato depois da separação do guitarrista Eduardo Ardanuy. Thiago Melo é o substituto e a banda retoma o caminho com ótimas canções, embora não tão inspirada quanto "Intactus", de 2015.

Surra – "Escorrendo pelo Ralo" – punk/hardcore paulista na veia, com letras engajadas e de protesto. Pauleira de tirar o fôlego.

Dead Fish – "Ponto Cego" – outra pancadaria, desta vez mais para o punk tradicional. As letras são bem elaboradas e corrosivas.

Ugana – "Servus" – Banda mineira solta CD de inéditas após um bom tempo e traz um som muito pesado e agressivo, extrapolando o punk e invadindo o thrash metal. Tem letras fortes e de protesto, ebora não seja engajado.

Tuatha de Danann – "Tribe of Witching Souls" – Outra banda mineira e veterana, resgata uma sonoridade que a caracterizava, ou seja, o mais puro cltic folk metal, novamente com a participação de Martin Walkyer, ex-vocalista do Skyclad.

Armored Dawn – "Viking Zombie" – Terceiro e melhor álbum dos músicos paulistanos, marca o começo da internacionalização da banda. A produção deste power metal é impecável.

Sioux 66 – "MMXIX" – Vivendo o seu melhor momento, após a participação no Rock in Rio, o quinteto paulistano atinge a maturidade e soa mais pesado e interessante.

Hellish War – "Wine of Gods" – O som thrash característico virou um heavy tradicional de boa qualidade. Ummshow de técnica e talento.

Nervochaos – "Ablaze" – coroando a trajetória internacional bem-sucedidoa dos últimos anos, o Nervochaos lança provavelmente o seu melhor álbum, com produção excelente e uma torrente de riffs nervosos e muito pesados.

Devachan – "Regeneração" – Banda paulista com pai e seus dois filhos como integrantes finalmente chega ao seu primeiro álbum fazendo algo difícil no Brasil, que é o hard'n'heavy em português.

Stratus Luna – "Stratus Luna" – banda formada por jovens músicos de São Paulo, foi uma das revelações de 2019. É rock progressivo pesado e setentista, com muitas referências a Yes, King Crimson, Genesis e Van de Graaf Generator.

Ricardo Vignini – "Viola de Lata" – O nerd da viola brasileira lançou quatro CDs em 2019, sendo dois solos e dois al vivo em parcerias. Este é autoral, com destaque para a o ciolão de coerpo de aço, chamado de dobro nos Estados Unidos. Com sonoridade diferente, mostra que Vignini não tem medo de ousar.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock