Topo

O Jethro Tull, como o conhecemos, não existe mais

Combate Rock

29/01/2020 06h59

Marcelo Moreira

O Jethro Tull não existe mais. Não vamos nos enganar com as insistentes notícias de que a banda virá ao Brasil junho, assim como outra encarnação estará por aqui antes.

De forma bem oportunista, o que não é ilegal, produtores de shows, com o aval do dono da banda/marca, Ian Anderson, estão estampando em todos os lugares, letras garrafais, que o grupo fará shows pelo mundo em 2020, inclusive no Brasil.

Anderson, que é flautista, violinista e vocalista, está com 71 anos de idade e é um competente e próspero empresário, atuando em vários ramos, mas o principal é a criação de salmão na Escócia, sendo um dos mais respeitados do mundo nesta área.

Criou o Jethro Tull com amigos por volta de 1968, mas pouco a pouco foi se livrando deles até conseguir o controle total do grupo.

Em 2011, aparentemente farto do mundo do entretenimento, decidiu encerrar as atividades do grupo, mas continuou fazendo turnês esparsas, primeiro em carreira solo, e depois sob o nome Jethro Tull's Ian Anderson com músicos esporádicos.

Dessa forma, sem o fiel escudeiro, o guitarrista Martin Barre, chegou a tocar no Brasil anos depois. Lançou um disco ao vivo, gravado na Islândia (só Anderson na capa, e sob o nome Jethro Tull's Ian Anderson), e cometeu o supremo sacrilégio de lançar uma segunda parte do clássico "Thick as a Brick", álbum da banda de 1972. Tudo isso com o a alcunha de Jethro Tull's Ian Anderson, uma muleta que muita gente no rock já usou – John Key's Steppenwolf, Geoff Tate's Queensryche e muito mais gente.

Portanto, esqueçamos o fato de que ainda existe o Jethro Tull como nos costumamos a ver e a escutar antes de 2011. Anderson cerca-se de músicos contratados e coloca o "complemento" Jethro Tull para facilitar a venda de ingressos.

Claro, eu sei que tal coisa é bastante comum no mundo do rock, especialmente a respeito de bandas veteranas ou artistas antigos, meio esquecidos, que submergem do limbo e tentam fazer alguma grana.

Nada contra e não é ilegal, mas incomoda quando vemos algumas coisas como Creedence Clearwater Revisited ou Dire Straits Legacy, meras bandas cover com a presença de apenas um único mebro original ou da formação clássica.

Seria bem mais honesto como fazem músicos como Peter Gabriel, Roger Waters, David Gilmour, Phil Collins e muitos outros com carreira solo e que tocam canções de suas antigas bandas.

Não é o caso desse Jethro Tull que virá ao Brasil, como anunciam os cartazes. O líder, mentor e principal músico estará à frente, mas de um mero arremedo de banda que leva o nome de um dos mais importantes grupos da Inglaterra e do rock progressivo. Até mesmo o cartaz da turnê brasileira é ridículo, com letras peqqueninas, no alto, com a inscrição "Ian Anderson Presents". Um vexame.

Martin Barre (esq.) e Barriemore Barlow, ex-integrantes do Jethro Tull (FOTO: MONTAGEM COM FOTOS DE DIVULGAÇÃO)

Para complicar ainda mais, promotores que nada têm a ver com  a vinda do Jethro Tull's Ian Anderson estão programando para março a vinda ao Brasil de uma espécie de "tributo" ao grupo inglês com a presença de dois ex-integrantes da formação clássica.

O excelente guitarrista Martin Barre estará acompanhado do baterista Barriemore Barlow e outros músicos para "abrilhantar" esse tributo, que muita gente apressadamente (ou mesmo de má fé) também está chamando de show do Jethro Tull.

Então é isso? Teremos duas encarnações do Jethro Tull tocando no Brasil no espaço de três meses?

É claro que não. Nenhuma das duas pode ser chamada de Jethro Tull, pelo menos não como conhecemos a banda, seja nos anos 70, seja nas constantes vindas ao Brasil a partir dos anos 90.

O que não significa que sejam engodos. Jethro Tull's Ian Anderson é um ótimo programa, com seu líder tocando algunns dos clássicos que o consagraram. O tal tributo vale por conta de Barre, um instrumentista extraordinário.

Serão programas bem legais, mas sejamos honestos conosco: não é Jethro Tull, nenhum dos dois. Quem somos nós para dizer a Ian Anderson como ele deve se apresentar por aí, e com que nome? É problema dele.

Da mesma forma que ele tem esse direito, o de usar o nome Jethro tull como quiser, temos o direito de criticar essa iniciativa. Se antes ele ainda disfarçava usando Jethro Tull's Ian Anderson, agora parece ter perdido o pudor de ter "ressuscitado" a banda sem aviso prévio. 

Fará alguma diferença? Provavelmente não para a maioria, mais interessada em ver Anderson do que propriamente a banda. Mas certamente tem gente que se importa com isso.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock