Topo

Músico de aplicativo

Combate Rock

28/01/2020 11h57

Importante depoimento de um músico profisisonal que não ganha milhões e que tem de ralar diariamente como todo mundo. Consideramos relevante porque ilustra bem o que virou o mercado musical no século XXI, que músicos e professores de qualquer coisa continuam desprezados e menosprezados.

Ricardo Vignini – violeiro, violonista e guitarrista, com mais de 20 CDs gravados e lançados – publicado originalmente nas redes sociais

Há poucas diferenças entre o que eu faço e um motorista de Uber ou entregador de iFood. Trabalho 12 horas por dia fazendo música para ser distribuído em um aplicativo e ganhar alguns reais.

Boa parte das pessoas que trabalham com Uber ou iFood foram obrigadas a isso. Eu, de certa forma, só sei fazer o que eu faço, não sei dirigir e tenho medo de andar de bicicleta na cidade de São Paulo.

Há dez anos eu estaria agora com a minha assessora de imprensa articulando o lançamento de um CD novo, escolhendo os jornalistas, as revistas especializadas.

Não há mais revista! Jornalista virou blogueiro!

Infelizmente decidi, por enquanto, não fazer mais álbuns físicos, o que pra mim é muito frustrante – fiz 16! Mas confesso que não coloco um CD físico pra escutar faz uns cinco anos.

O dinheiro que eu fazia com vendas é não paga mais o investimento, crowdfunding fiz três bem sucedidos mas depender do correio é foda, muitos extraviavam é eu fico com fama de caloteiro.

Vinil custa R$ 10 mil pra fazer 200, é pra rico! Então sigo fazendo meus lançamentos de forma caótica como o mundo. Ah tem uma diferença entre músico de aplicativo e motorista de aplicativo!

O motorista não é chamado de vagabundo.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock