Topo
Combate Rock

Combate Rock

Notas roqueiras: Vanguart, Hatematter, Grave Desecrator...

Combate Rock

2014-06-20T19:11:59

14/06/2019 11h59

Vanguart (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– O Vanguart lança "Vanguart Sings Bob Dylan", uma releitura de um dos maiores compositores da música contemporânea que sempre foi uma grande influência para a banda. Após quatro discos autorais em 11 anos, o quarteto se enfurnou no estúdio Tambor, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2018, junto do produtor Rafael Ramos para registrar seu primeiro álbum não-autoral. Dezesseis canções do bardo americano foram gravadas de modo ao vivo, dando ênfase a seus primeiros 15 anos de carreira, com exceção para "Make You Feel My Love", do álbum de 1996, "Time Out of Mind". "A importância de um disco do Vanguart tocando Dylan, para além de celebrar a obra do compositor, é enorme, pois ao mesmo tempo que nos faz compreender de onde viemos também nos mostra que podemos ir muito além de bandeiras e gêneros fincados dentro da música e seus limites. Enquanto os ventos seguirem soprando, a resposta continuará lá" – comenta Helio Flanders. Gravado em 5 dias, o álbum traz uma música cantada pela violinista Fernanda Kostchak, "House of the Risin' Sun" e outra pelo guitarrista David Dafré, "Hurricane". As demais canções foram interpretadas pelos vocalistas da banda Helio Flanders (que também tocou violão, guitarra, piano e gaita) e Reginaldo Lincoln (que também tocou baixo, guitarra e violões). Também participaram do disco Julio Nganga (piano e órgão hammond), Kezo Nogueira (bateria e percussão) e Pedro Gongom (bateria, percussão). "Vaguart Sings Bob Dylan" será lançado pela Deck nas plataformas digitais, em CD e num compacto em vinil com 3 faixas: "Blowin' In the Wind", "Tangled Up in Blue" e "Don't Think Twice, It's All Right". Os shows de lançamento serão dias 5, 6 e 7 de julho no Sesc Santana, em São Paulo.

– Representantes do black metal nacional, os cariocas do Grave Desecrator estarão na 13ª edição do Setembro Negro, que acontece nos dias 06, 07 e 08 de setembro (sexta, sábado e domingo), no Carioca Club (Rua Cardeal Arcoverde, 2899, Pinheiros – próximo à estação Faria Lima do Metrô). Nessa edição serão 18 bandas internacionais e 6 nacionais. O Grave Desecrator toca na sexta (06/09). Além do Grave Desecrator, a Tumba Productions escalou as bandas, At War, Cirith Ungol, Dead Congregation, Demolition Hammer, Baixo Calão, Expose Your Hate, Full Of Hell, Incantation, Rotten Sound, Monolord, Impurity, Exodus, Midnight, Legion Of The Damned, Monstrosity, Necrophobic, Pathologic Noise, Gorgasm, Svarttjen, Shaytan, Night Demon, UADA e Vomitory.

– Quando Luiz Artur (vocal), André Buck e Gustavo Polidori (guitarras) e Lucas Emidio (bateria) finalizaram a produção de "Metaphor", a primeira faixa promovida foi "At Tannhauser Gates", com letra baseada na obra do diretor Ridley Scott, Blade Runner (1982) e nos manuscritos de Phillip K. Dick, 'Do Androids Dream of Electric Sheep?', de 1968. Agora, o Hatematter apresenta o videoclipe para "Blackout Afterglow", faixa que é ligada ao mesmo conceito. "Com o single 'At Tannhauser Gates', nós abordamos o plot principal do longa 'Blade Runner 2049' (2017), sequência do clássico de 1982, tendo a visão e direção de Denis Villeneuve. Na letra, acompanhamos os desdobramentos apocalípticos que acometem o mundo após o fim do primeiro filme, e a jornada do replicante Agente K' em busca de um sentido para sua própria existência", detalhou o guitarrista Gustavo Polidori. 
Veja o clipe de "Blackout Afterglow", produzido pela Domínio Mediacraft e com cenas captadas no estúdio Espaço Som (SP), em https://youtu.be/zN7Y5LdNw0A

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br