Topo
Combate Rock

Combate Rock

Glenn Hughes volta ao Brasil para celebrar 'Burn' e 25 anos da 1ª visita

Combate Rock

2006-05-20T19:06:52

06/05/2019 06h52

Marcelo Moreira

Era estranho ver aquela figura alta, magra e cabeluda, vestida de forma, extravagante, encolhida no banco da frente de um Fiat Uno branco velho e entupido de gente. Ele desembarcou rapidamente na frente da emissora de rádio e subiu para os estúdios. Falou por quase duas horas e ainda tinha pique para muito mais.

"Estou fascinado com o Brasil. Por que eu não vim antes?", disse Glenn Hughes, ex-baixista e vocalista do Deep Purple e do Black Sabbath, em uma sala quase vazia na então 97 FM, uma das duas emissoras de rock de São Paulo – mudaria de estilo meses depois, abraçando a música eletrônica.

Era meados de 1994, quando o músico veio ao país pela primeira vez, sozinho, para divulgar seu álbum mais recente na época, "From Now On", e comemorava quase três anos de sobriedade após quase duas décadas afundado nas drogas e no álcool.

Há 25 anos, em entrevista exclusiva a este jornalista naquela sala modesta da 97 FM, no bairro do Sumaré, em São Paulo, Hughes celebrava a nova fase, a sobriedade e a segunda chance que tinha "ganho" na vida.

"Voltei a ser respeitado, as propostas de trabalho e parcerias regressaram e meu álbum novo está vendendo bem e as pessoas ainda querem me ver e me escutar. O que mais posso querer? Visitar países fantásticos como Brasil e Argentina, claro!"

Vinte e cinco anos depois, o grande mestre do hard rock anuncia o seu retorno ao Brasil para a segunda parte da turnê "Classic Deep Purple Live", desta vez apresentando o clássico "Burn"de ponta a ponta em comemoração aos 45 anos de lançamento do álbum, além de outros clássicos de sua antiga banda. Ele esteve por aqui pela última vez no ano passado.

Assim com outros artistas – o Iron Maiden, o Deep Purple, o Megadeth e muitos outros -, Hughes toca com regularidade no Brasil e ignora as críticas de que só aqui ele tem público, o que está muito longe da verdade. Ele pode não lotar estádios, mas nunca uma apresentação sua na América do Sul precisou ser cancelada por venda baixa de ingressos.

"Ohe só isso!", disse uma vez em entrevista rápida ao Combate Rock após o show de São Paulo, em agosto de 2015. Ele mostrava o seu iPhone. Na agenda, vários nomes em português.

"São amigos brasileiros com  os quais converso regularmente e nas casas dos quais eu vou quando estou por aqui. Eu conto nos dedos de uma só mão os países em que isso ocorre. Adoro estar aqui por causa do público e dos fãs que viraram meus amigos. Desde a primeira vez em que estive aqui, em 1994 (desculpe, não me lembro de você!) eu me senti em casa. Não vim para tocar e ainda assim tinha gente demais querendo me ver, e isso depois de um tempo fora dos palcos, na reabilitação. Não tem como amar um lugar desses", comentou rapidamente antes de ser solicitado para mais de duas horas de conversa, autógrafos e fotos com fãs – tudo de graça, sem essa história de meet & greet pago.

O Brasil está na raiz do começo da melhor fase da vida pessoal e profissional de Glenn Hughes. O país fez parte da reconstrução de sua carreira e deu a ele status de ídolo quando do Monsters of Rock de 1998, em São Paulo – mesmo tocando à tarde, com sol na cara e antes de várias bandas de metal, fez uma apresentação estupenda e foi um dos artistas mais aclamados do evento.

Hughes vai celebrar os 45 anos do lançamento de "Burn", mas também os 25 anos de sua primeira visita ao Brasil. Mais do que comemorar, precisamos louvar a carreira do cantor e baixista de 67 anos de idade que sempre fez questão de nos brindar com sua música maravilhosa. É hora de, mais uma vez, agradecer a ele e cobrar quando será a próxima visita.

Serviço:

Gleen Hugues – Burn + Clássicos do Deep Purple ao vivo em São Paulo/SP

Data: 12/10/2019

Local: Tropical Butantã
Endereço: Av. Valdemar Ferreira, 93, Butantã, São Paulo/SP

Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/6970-glennhughes-saopaulo-sp

Informações: https://www.facebook.com/events/284193219175850/

Gleen Hugues – Burn + Clássicos do Deep Purple ao vivo em Recife/PE

Data: 19/10/2019

Local: Baile Perfumado
Endereço: R. Carlos Gomes, 390, Prado, Recife/PE

Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/6972-glennhughes-recife-pe

Informações: https://www.facebook.com/events/171168603803248/

Gleen Hugues – Burn + Clássicos do Deep Purple ao vivo em Fortaleza/CE

Data: 20/10/2019

Local: Complexo Armazém
Endereço: Av. Almirante Barroso, 444, Centro, Fortaleza/CE

Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/6973-glennhughes-fortaleza-ce

Informações: https://www.facebook.com/events/286030735635360/

Gleen Hugues – Burn + Clássicos do Deep Purple ao vivo em Belém/PA

Data: 22/10/2019

Local: Botequim
Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 1445, Nazaré, Belém/PA

Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/6974-glennhughes-belem-pa/ingressos

Informações: https://www.facebook.com/events/326420804740739/

Gleen Hugues – Burn + Clássicos do Deep Purple ao vivo em Brasília/DF

Data: 24/10/2019

Local: Toinha Brasil Show
Endereço: SOF, Quadra 9, Guará, Brasília/DF

Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/6975-glennhughes-brasilia-df

Informações: https://www.facebook.com/events/947795755390945/

Gleen Hugues – Burn + Clássicos do Deep Purple ao vivo em Goiânia/GO

Data: 25/10/2019

Local: Teatro Madre Esperança Garrido
Endereço: Av. Contorno, 241, St. Central, Goiânia/GO

Ingressos: https://ticketbrasil.com.br/show/6976-glennhughes-goiania-go/ingressos

Informações: https://www.facebook.com/events/2197068787044235/

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br