Topo
Combate Rock

Combate Rock

Rápido panorama do metal nacional - 28

Combate Rock

2020-04-20T19:07:00

20/04/2019 07h00

Marcelo Moreira

– Venomous – "Defiant" é a estreia em álbum dessa banda violenta e extrema. É daqueles sons difíceis de classificar, pois há de tudo ali: death metal, thrash, groove metal, tudo temperado por uma sonoridade moderna. As comparações com o húngaro Ektomorf, com o Soulfly e Gojira são enganosas, pois a banda aposta em várias vertentes. O resultado é bom, mas um pouco desigual, por mais que as guitarras soem muito legais. "A New Beginning" é a música de destaque.

– Core Divider – A incessante busca pelo diferente é necessária em ambientes de extrema concorrência, ainda que em mercados degradados. Bandas brasileiras de metal correm desesperadamente atrás do novo e do ousado e às vezes dá certo. O Core Divider está longe da originalidade, mas acerta em se tornar diferente ao fundir heavy tradicional, thrash metal e metalcore. Há ecos de Pantera e Avenged Sevenfold, sendo que há pitadas de new petal ali e aqui. O resultado não é de fácil assimilação e requer paciência do ouvinte. No entanto, a ousadia em busca da inovação merece a audição, como em "No War".

– Imperious Malevolence – Veterana banda brasileira de death metal não economizou fúria no mais recente trabalho, "Decades of Death". É um trabalho de muita qualidade, com a esperada violência sonora. A pancadaria começa desde o primeiro segundo, transitando por um oceano de sonoridades desconcertantes, sendo que as guitarras altíssimas estão na cara. "Where Demons Dwell" é uma bomba atômica, demolidora, que serve como prato principal para um trabalho de destaque da música extrema nacional.

– Evocati – Banda pernambucana faz bom trabalho em sua estreia com o álbum autointitulado. Hard rock e heavy tradicional dominam a sonoridade. Há competência na execução e nas composições, mas fica evidente que o Evocati ainda busca uma identidade ao passear por sons que remetem diretamente a Judas Priest, Saxon, Iron Maiden, AC/DC e outros medalhões. ´E um grupo promissor.

– Tríade – Veterana banda mineira retoma a carreira com "Archetype" e mostra qualidades nas composições. A produção simples talvez "esconda" um pouco alguns detalhes que poderiam realçar o bom trabalho instrumental.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br