O fim do Rush no ano de seu aniversário de 50 anos
Marcelo Moreira
Parece que foi calculado, mas o trio canadense Rush resolveu encerrar a carreira no ano de seu cinquentenário de criação – e que também marca os 45 anos do lançamento de seu primeiro single, "Not Fade Away/You Can't Fight It".
Privilegiando a dignidade e respeitando o desejo do baterista Neil Peart, o trio acaba sme muito alarde, com o anúncio, meio extraoficial, sendo feito em entrevistas separadas do baixista e vocalista Geddy Lee e do guitarrista Alex Lifeson.
No entanto, aqui e ali, surgem pequenas celebrações para lembrar os 50 anos da criação do Rush por um então adolescente descendente de sérvios chamado Alexandar Zivoijnovic, morador de Toronto e ávido por ser tão bom e famoso como o ídolo Jimmy Page, que acabava de criar o Led Zeppelin, mas já era famoso pelos Yardbirds.
O trio, que virou quarteto e depois trio de novo, nem tinha nome, e chegou a ter Gary Lee Weinrib, conhecido como Geddy Lee, no bairo e no vocal como quebra-galho. Era bom e virtuoso, e também cantava, mas acabou enredado em uma teia de intrigas criada pelo baterista John Rutsey e foi dispensado. Já era 1969 e o Rush virava um quarteto e trocava de nome para Hadrian.
A banda naufragou, assim como o Judd, de Geddy Lee. Não teve jeito. Um furioso Lifesou e um envergonhado Rutsey deixaram o orgulho de lado e chamaram Lee de volta para regazer o Rush.
Sem ressentimentos, o trio finalmente engrenou a partir de 1970 e se tornou referência no rock canadense até 1974, quando lançou o primeiro álbum, "Rush", no Canadá.
No ano em que marca o fim da banda, e também o cinquentenário de sua fundação, recomendo a leitura da biografia resumida que está sendo publicada em capítulos pela revista Roadie Crew – a segunda parte está na edição nº 239, de dezembro de 2018, que já está nas bancas.
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.