Aretha Franklin e a luta pelos direitos civis
"Essa garota roubou minha canção". Era assim que Otis Redding se referia, de maneira bem humorada, a Aretha Franklin, que gravou uma poderosa versão de "Respect", em 1967.
"Respect", composta por Redding em 1963, era um hit menor de sua carreira e sua letra era uma lenga-lenga sobre o homem que chegava em sua casa e exigia "respeito" de usa companheira (ou azarada, sabe-se lá). Na versão de Aretha, a música ganha novos contornos: agora é a mulher que exige respeito e dignidade. Catapultada ao topo das paradas, a música virou um hino feminista e também foi encampado pelo movimento negro americano durante os anos 1960.
Não foi um acidente de percurso: seu pai, um pastor batista, organizou em 1963, a Marcha Pela Liberdade, de Detroit, até então a maior demonstração pelos direitos civis nos Estados Unidos. Seus contratos também asseguravam que ela nunca se apresentaria para plateias segregadas.
Seu envolvimento com a luta contra a segregação racial fez com que fosse convidada a cantar no funeral de Martin Luther King, assassinado em 1968, assim como se envolveu diretamente com a campanha para libertar Angela Davis, militante negra, presa por uma acusação falsa de terrorismo, nos EUA.
Primeira mulher a ser nomeada para o Rock'n'Roll Hall of Fame, detentora de vinte um Grammys ao longo de sua carreira e uma incontável coleção de sucessos, Aretha Franklin deixa também sua marca na luta pelos direitos civis.
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.