Topo

Tarja Turunen promete shows diferentes e com surpresas no Brasil

Combate Rock

22/06/2018 07h00

Thiago Rahal Mauro – especial para o Combate Rock

FOTO: DIVULGAÇÃO

A cantora finlandesa Tarja Turunen, eterna musa do metal lírico mundial, se apresenta em São Paulo no dia 1º de setembro, no Tom Brasil. Tarja vem ao país para divulgar o aguardado "Act II", que terá lançamento no final de julho pela earMUSIC/Shinigami Records. Ao vivo, o material dá continuidade ao formato do aclamado "Act I: Live in Rosario" (2012), e mostra Tarja em sua essência.

Tarja chega ao Brasil no final do próximo mês de agosto, com shows que acontecem nos dias 25 no Circo Voador (Rio de Janeiro/RJ), 26 no Cine Theatro Brasil Vallourec (Belo Horizonte/MG), 28 na Área de Eventos Shopping Vila Velha (Vila Velha/ES), 30 no Teatro Manauara (Manaus/AM), 1º de setemebro no Tom Brasil (São Paulo/SP) e 2 de setembro no Toinha Brasil Show (Brasília/DF).

Conversamos com Tarja Turunen que revelou detalhes sobre a turnê, os shows no Brasil e o novo álbum ao vivo. O show em São Paulo deve contar com sucessos de todos os quatro álbuns, como 'Innocence', 'Die Alive', 'Until My Last Breath', entre outras grandes composições de seus trabalhos.

Combate Rock: Você veio ao Brasil inúmeras vezes e seus fãs sempre apoiam. Como você vê seu relacionamento com o público brasileiro?
Tarja: Meus fãs brasileiros são pessoas incrivelmente apoiadoras e amorosas. A base de fãs locais é muito importante para mim e, como vem crescendo ao longo dos anos, isso me deixa muito feliz. Eu tenho fãs-clubes ativos no Brasil e esses fãs estão trabalhando duro para apoiar minha carreira. Eu sou muito grata a eles.

Combate Rock: O que os fãs podem esperar de diferente dos shows que você fará no Brasil? Quais alterações no set-list você planeja fazer?
Tarja: Eu vou apresentar a eles um setlist matador com músicas novas e antigas, mas principalmente tocando músicas que estão incluídas no lançamento do "ACT II", ​​já que eu estou em turnê com esse trabalho. Claro, haverá algumas surpresas ao longo do caminho, como de costume. Você pode esperar de qualquer maneira um show esplêndido como nunca antes visto!

Combate Rock: Você está lançando o novo álbum ao vivo "Act II". O que você pode dizer sobre este lançamento?
Tarja: É um lançamento muito importante para mim. Ele mostra onde eu estou no momento em minha carreira claramente. O lançamento inclui dois tipos muito diferentes de shows ao vivo. Um foi filmado no Metropolis Studios, em Londres, antes do lançamento do "The Shadow Self", e tocamos as novas músicas para o público pela primeira vez. O outro show é o único em Milão para um público maior durante a minha turnê européia. O vídeo é feito de uma forma artística e eu prefiro chamá-lo como um lançamento de vídeo de arte, porque na pós-produção eu usei muita fotografia e efeitos, e essas imagens tornam toda a experiência do concerto mais emocional para o ouvinte. Eu realmente espero que as pessoas gostem do que veem. Demorei muito para trabalhar neste lançamento.

Combate Rock: Por que lançar um álbum ao vivo nos dias de hoje?
Tarja: Por que não? Eu tratei este lançamento como qualquer outro dos meus lançamentos, tão importante. Mesmo que os fãs estejam filmando os shows hoje em dia com seus telefones e câmeras e você pode ver no Youtube logo após os shows como eu fui bem ou mal naquela noite, essas fotos não estão combinando com minha produção e nível de qualidade. Ainda estou comprando discos e vídeos ao vivo das bandas que gosto de ouvir suas músicas, porque quero "recebê-los" na minha sala de estar com o sistema de áudio de alta qualidade que tenho em casa.

Combate Rock: Ao longo de sua carreira, você compartilhou sua experiência musical com muitos músicos lendários de rock, metal e ópera. Então, influências de diferentes estilos devem ter moldado sua abordagem em relação à música. Conte-me sobre suas inspirações musicais em geral e para este álbum em particular.
Tarja: Este álbum ao vivo "ACT II" apresenta mais os três últimos álbuns de estúdio com suas músicas, já que o repertório é baseado nesses álbuns. Eu cresci muito como artista nos últimos anos e vejo esse crescimento mais quando me sento para escrever músicas hoje em dia. Eu me sinto mais confortável e confiante no que faço e a liberdade que tenho para criar minha arte é simplesmente muito bonita. Há muitas inspirações musicais para mim, mas a maior parte da minha inspiração vem do metal e de filmes. Esses dois modos de arte são muito importantes na minha vida quando procuro inspiração, mas também ouço vários outros tipos de bandas e artistas como Muse, Peter Gabriel, Yes, Cure, etc …

Combate Rock: O seu trabalho não só fala do seu forte passado como cantora clássica de metal, mas também do seu conhecimento como cantora lírica. Como isso é para você?
Tarja: Eu ainda estou tendo aulas de canto e praticando a voz diariamente. A jornada de aprender e progredir como cantora lírico nunca termina. Há sempre algum espaço para melhorias.

Combate Rock: Desde o lançamento do seu primeiro álbum solo, você tem experimentado um enorme sucesso. Seus álbuns foram bem recebidos em todo o mundo. Mas você enfrentou algum desafio quando começou a composição como artista solo?
Tarja: Claro! Eu definitivamente não tinha certeza se era capaz de escrever alguma coisa, já que nunca escrevi uma única música quando era cantor em uma banda. Eu precisava de ajuda, que recebi de vários compositores profissionais diferentes. Definitivamente, não foi uma tarefa fácil tornar todos novos rumos em mim para entender o que eu estava procurando ou procurando em uma música. Durante a produção do primeiro álbum eu estava muito nervosa, mas consegui manter minha mente clara e ser forte para que meus desejos passassem. Já no segundo álbum, resolvi me produzir e cuidar de tudo que envolvia. Era o único caminho a seguir para mim. No final, ninguém mais sabe o que está em seu coração melhor do que você! A vida é um desafio. Você precisa estar pronto para isso.

Combate Rock: Quais são seus planos em termos de lançamentos de estúdio?
Tarja: Atualmente estou escrevendo músicas para o novo álbum. Espero entrar no estúdio já durante este ano com meus músicos, para que o álbum possa ser lançado durante algum tempo no próximo ano.

Combate Rock: Deixe uma mensagem para seus fãs brasileiros que estão ansiosos para a nova turnê.
Tarja: Muito obrigado pela oportunidade que você está me dando para conhecer novas cidades em seu lindo país! Eu sou muito grata pelo apoio e amor. Eu recebo suas mensagens diariamente! Obrigado mais uma vez e até breve!

SERVIÇO SÃO PAULO

Quando: 1 de setembro (Sábado)
Horário: 22h00
Local: Tom Brasil
Endereço: Rua Bragança Paulista, 1281, São Paulo
Ingressos online: https://www.ingressorapido.com.br/event/5766/d/23988#!/tickets
Classificação: 14 anos – Menores de 14 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Estrutura: ar-condicionado, acesso para deficientes, área para fumantes e enfermaria.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock