Topo

Como aprender a dar aquela força de verdade aos músicos

Combate Rock

22/06/2018 17h00

Gabriel Hatoun (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Aquele amigo que sempre quebra o galho merece uma cerveja. Carrega o amplificador pesado, monta a bateria e, eventualmente, conserta o microfone que falha. Claro que merece uma cerveja. Quem sabem, até mesmo a liberação do couvert artístico ao final da noite, né não?

Alguns desses caras curtem fazer isso na boa; outros fizeram disso uma profissão. Houve até quem conseguiu vaga na banda depois de anos carregando instrumentos para os integrantes.

Mas dá para aprender a ser roadie só na prática, carregando amplificador nas costas e ligando microfone? Dá, mas leva tempo. Mas eis que aparece uma novidade na cena paulistana de música: o curso para tornar um roadie um verdadeiro roadie, mais profissional, mais capacitado e mais bem informado. Quem oferece é a EM&T (Escola de Música e Tecnologia).

Diferentemente do que muita gente pensa, ser roadie não é só dar "aquela força" para o amigo músico. Não é apenas carregar o equipamento do músico famoso. Trata-se de uma profissão que exige conhecimento, dedicação e seriedade. Em muitos casos, sem roadie não há show.

"O roadie é simplesmente a pessoa que faz o show acontecer da melhor maneira possível para o artista, assim agradando o público", disse Gabriel Hatoun, DrumTech das bandas Angra, Noturnall, Andre Matos e Project46.

O profissional oferece curso intensivo específico de férias sobre Roadie e técnico de palco neste mês de julho na EM&T. Pela primeira vez, a considerada uma das melhores escolas de música do Brasil realiza um curso de roadie com intuito de aprimorar os profissionais do ramo.

O roadie de cordas (guitarras e baixo), Nicolas Barbi, das bandas Noturnall e The Four Horsemen (Metallica Cover), complementa o que Gabriel explicou. "Roadie é ser o braço direito do músico, ter uma amizade de irmãos, para que no palco tudo ocorra como devidamente deve ser".

A palavra Roadie vem de "road", que significa estrada em inglês, e faz referência aos profissionais que viajam junto com uma banda ou artista e trabalham nos bastidores do show.

O termo usado normalmente é road crew, equipe de estrada. "Você precisa sempre ter um bom relacionamento com o artista para quem trabalha, com seus companheiros de backstage e claro se dedicar como se o show fosse seu", explicou Gabriel Hatoun. "Iniciativa e criatividade, por que nunca se sabe o que pode acontecer durante o show", complementa Nicolas Barbi.

São esses profissionais que deixam tudo funcionando para que o show aconteça e o fã não perca nenhum detalhe: técnicos de luz e som, técnico de guitarra, de bateria, assistentes de produção, etc.

O roadie está presente na montagem e desmontagem do evento/show e na passagem de som. E na hora que o equipamento falha, adivinha quem corre para resolver o problema? Isso mesmo, o Roadie. Para os profissionais, não existem dificuldades para realizar este trabalho, apenas obstáculos que são ultrapassados no dia-a-dia.

"Não existem dificuldades, se você trabalha com aquilo que gosta, as dificuldades se tornam apenas desafios, que uma vez superados, nos tornam mais fortes", explica Gabriel Hatoun.

"No começo ter disponibilidade é um pré-requisito, são viagens longas que exigem bastante. Mas ter um lugar no mercado, não sendo só na música, só é difícil pra quem não tem foco e iniciativa", conta Nicolas Barbi.

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock