Topo

Plebe Rude lança 'Primórdios', que traz canções inéditas de 1981 a 1983

Combate Rock

03/05/2018 16h58

Flavio Leonel – do site Roque Reverso

A banda brasileira Plebe Rude lançou nesta sexta-feira, 20, o álbum "Primórdios". O novíssimo disco do veterano grupo de Brasília traz canções compostas entre 1981 e 1983, sendo nove delas músicas inéditas.

Trata-se de um conteúdo ao vivo, gravado no final de 2017 durante um show no Espaço Som, em São Paulo, produzido pelo Showlivre.com e dirigido por Walter Abreu e Rapha Al.

O audiovisual fica disponível no Showlivre.com, por meio do canal no Youtube, onde é possível conferir na íntegra a apresentação que deu origem ao álbum.

A formação atual do grupo Plebe Rude traz os membros formadores Philippe Seabra (guitarra e voz) e André X (baixo e voz).

Além deles, há ainda Marcelo Capucci (bateria e backing vocals) e Clemente Nascimento (guitarra e voz), que também é historicamente conhecido por ser líder do grupo Inocentes, outro ícone nacional dos Anos 80.

A ideia do álbum "Primórdios" surgiu, por sinal, após o lançamento do livro "Meninos em Fúria", uma co-autoria de Clemente e do escritor Marcelo Rubens Paiva, quando Philippe Seabra viu a necessidade de também resgatar suas memórias para um futuro livro – ainda em fase de escrita.

O livro de Clemente e Paiva faz um registro da história do rock brasileiro, especialmente do surgimento do punk em São Paulo, no começo dos Anos 80, quando várias bandas de Brasília também vieram à capital paulista para desfilar suas letras contestadoras num período ainda marcado pela ditadura militar.

Vale lembrar que Clemente foi segurança da lendária casa de shows Napalm, que ficou historicamente conhecida por receber a maioria das bandas brasileiras que surgiam nos Anos 80, tanto de São Paulo como de outras cidades brasileiras, como Brasília. Num dos episódios do Napalm, contado inclusive no show de gravação de "Primórdios", é Clemente que vai buscar os músicos da Plebe Rude na rodoviária para tocar na casa de shows, que também contou com João Gordo, do Ratos de Porão, entre os funcionários.

Depois do livro, durante suas pesquisas sobre as músicas iniciais, junto com André X, Philippe Seabra resgatou músicas que ficaram de fora dos dois álbuns importantes de estreia da banda: "O Concreto Já Rachou", de 1986, e "Nunca Fomos tão Brasileiros", de 1987.

"Algumas músicas entraram nos primeiros dois álbuns, mas a maioria é inédita. Conseguimos resgatá-las graças às consultas ao jornalista Paulo Marchetti, e, além de jornalista, também pesquisador musical Olímpio Cruz Neto, que guardaram demos e gravações de shows raros", explicou Seabra, no release distribuído à imprensa com as informações do lançamento de "Primórdios".

"Esse registro é mais que um resgate. É a comemoração de um tempo onde a música conectava as pessoas. Onde o faça-você-mesmo dependia de amigos, suor e lágrimas. Onde o mundo era muito maior do que parece hoje e tínhamos que nos unir para não sermos engolidos pelo sistema", destacou André X, também no texto de apresentação do novo álbum. "São músicas rústicas, inocentes e simples, mas feitas numa época que o que importava era estar no palco cantando para gente igual a você, sobre problemas em comum: falta de perspectiva, tédio, desinformação, censura, controle e adolescência", complementou.

O show e, consequentemente, o álbum, contaram com participação especial de Gabriel Thomaz e Erika Martins, do grupo Autoramas, na música "Dança de Semáforo".

Antes de "Primórdios", o grupo Plebe Rude havia lançado mais recentemente o disco "Nação Daltônica", em 2014. O novo trabalho, portanto, é o primeiro em quatro anos.

O disco novo está disponível em todas as plataformas de streaming com uma novidade: a versão estúdio de "Disco em Moscou", da banda The Vibrators.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock