Topo

A celebração da independência nos 20 anos dos Autoramas

Combate Rock

13/01/2018 07h04

Autoramas (foto: Divulgação)

A comemoração foi discreta, com a simples menção da data e da efeméride nas redes sociais. Assim como tem sido a trajetória dos Autoramas desde sempre, tudo é feito sem alarde, mas com muita autossuficiência, fato que transformou a banda naquela é a "independente mais bem-sucedida" do rock nacional deste século.

O fundador, o guitarrista e vocalista Gabriel Thomaz, ex-Little Quail and the Mad Birds, narrou de forma simples e objetiva como foi chegar a uma posição invejável no pop rock nacional após 20 anos de muito trabalho e bons resultados.

Afinal, Thomaz, vai ou não criar o workshop e palestrar para narrar o case de sucesso dos Autoramas, como o Combate Rock sugeriu recentemente?

Leia a seguir o relato do guitarrista e vocalista a respeito dos 20 anos da respeitável carreira do longevo Autoramas, a despeito das várias mudanças de formação:

Está fazendo 20 anos que eu cheguei no Rio com a demo que eu gravei sozinho (produzida pelo Carlo Bartolini), chamei a Simone e o Nervoso pra formarem uma nova banda comigo e em março de 1998 já estávamos fazendo nosso primeiro show no Empório.

Nessa demo já estava tudo que o Autoramas é até hoje, a fórmula estava pronta: os riffs e os efeitos estranhos de guitarra, o baixo com distorção, as batidas dançantes, as letras e melodias características, naquela mistura de surf, garage, bubblegum, punk espacial, iê-iê-iê.

Nesses 20 anos lançamos 7 discos, mudamos de formação um monte de vezes (desde 2004 sou o único integrante original), fizemos shows em TODOS os Estados do Brasil, tocamos em 23 diferentes países, fizemos 14 turnês pela Europa, 10 na Argentina, 8 no Uruguai, 5 no Chile, 3 no México, duas nos Estados Unidos, duas no Peru e uma no Japão.

Já posamos de banda mais premiada do ano no VMB da MTV, com o clipe de "Você Sabe". Já tivemos música em abertura de programa de TV. Nosso primeiro lugar radiofônico só veio no nosso último álbum, com "Quando A Polícia Chegar".

Já tocamos 3 vezes no Rock In Rio e já fizemos shows pra 10 pessoas várias vezes, em qualquer situação sempre levantando a plateia com muita energia.

Sempre lembram da gente como a banda que provou que dá pra ser profissional sendo independente. Sim, eu sou músico profissional numa banda de rock independente no Brasil. Até o jeito que a gente arrumou pra ocupar o espaço entre as músicas, pro show não parar, gritando RRRRRRROCK, é repetido até hoje por aí! 🙂

Em 2018, junto com meus companheiros Érika Martins, Fábio Lima e Jairo Fajer e radicados no Estado de São Paulo, faremos muitas comemorações.

Começaremos agora em fevereiro com nossa 15ª turnê pela Europa (outras turnês internacionais acontecerão em 2018), logo depois vem um sensacional álbum novo, nosso oitavo disco!

E claro que vai rolar um grande festa, além dos shows pelo Brasil e um monte de outras coisas que vamos anunciar no decorrer do ano, por aqui vamos informando tudo. Esperamos celebrar com todos os amigos! E não esquecendo: RRRRRRROCK!

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock