Topo

Kinks completam 55 anos de fundação sem sinal de comemoração

Combate Rock

05/01/2018 06h47

Marcelo Moreira

The Kinks (Foto: Divulgação)

The Kinks (Foto: Divulgação)

Os irmãos voltaram se falar com frequência, mas ainda estão reticentes quanto a uma reunião musical 20 anos depois da briga e 55 após a criação dos Kinks.

Os guitarristas e vocalistas Ray e Dave Davies deram alguma esperança depois de terem tocado juntos "You Really Got Me", o maior clássico da banda inglesa, em um programa de TV na Inglaterra, anos atrás. Era uma apresentação de Dave, que chamou ao palco o irmão mais velho.

E parece que ficará nisso a pretensa reunião dos Kinks, agranda banda inglesa de todos os tempos que não virou. O quarteto, criado em 1962 em Londres, chegou a ter mais prestígio na Inglaterra que os Rolling Stones e que os Yardbirds no biênio 1963-1964. No entanto, com fama de ser presunçosa e excessivamente inglesa, foi atropelada pela turma de Mick Jagger, pelos Animals e pelo Who.

São 55 anos de uma história conturbada e pouca disposição ao entendimento entre os irmãos, os donos da banda. Ray sempre segurou a onda e manteve o leme até 1996, quando as desavenças com o irmão Dave, então frequentes, chegou ao auge da inimizade.

Mesmo com Dave ficando longe da banda por vários períodos, fazia questão de manter sua influência, elevando o clima de tensão, já que Ray, com toda a razão, exigia primazia da liderança por conta da incontestável liderança e por seu o principal compositor – sua onipresença era tamanha que superava a de Pete Townshend no Who.

A falta de acordo entre os irmãos acabou por melar qualquer possibilidade de comemoração dos 55 anos de surgimento dos Kinks, assim como ocorrera cinco anos atrás, quando do cinquentenário.

Em 2014, a comemoração do 50º aniversário, que deveria ser motivo de festa, teve apenas o lançamento da excelente caixa "The Anthology 1964 – 1971″, que teve a supervisão direta de Ray Davies.

Ao todo são cinco CDs com os grandes clássicos e raridades, sem previsão de lançamento no Brasil.  Além das músicas conhecidas como foram lançadas, há versões raras gravadas em demos, sobras de estúdio e faixas com mixagem alternativa.

Ainda em 2014,  Ray Davies deu uma entrevista longa à revista Rolling Stone norte-americana dizendo que tinha voltado a ver o irmão mais novo com frequência. "Temos conversado bastante nas minhas visitas à cidade dele, no interior. Ficamos em um café e conversamos sobre várias coisas, menos música."

Da mesma forma que jamais imaginávamos que um dia Axl Rose, Slash e Duff McKagan voltariam a se reunir, é possível que um dia vejamos uma reunião dos Kinks antes que um dos irmãos morra – Ray tem 75 anos e Dave, 70. No entanto, as chances de que isso ocorra são bem pequenas.

 

 

 

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock