Topo

Sepultura relança 'Chaos A.D.' e 'Roots' em versões expandidas

Combate Rock

23/12/2017 06h34

Marcelo Moreira

A fase anda muito boa, a ponto de as perguntas sobre reunião da formação clássica diminuírem. Após a excelente repercussão do álbum mais recente, "Machine Messias", lançado em janeiro, o Sepultura saboreia o que provavelmente é a melhor fase criativa desde o final dos anos 90.

E eis que gravadora Warner teve um faro perfeito para perceber a situação e acaba de relançar as as duas principais obras da banda em formatos especiais para colecionadores, os chamados CDs deluxe.

"Chaos A.D.", de 1993, obra-prima que catapultou a banda brasileira ao topo do heavy metal em tempos de grunge dominando tudo, tem nova remasterização em 2017, com 17 faixas, incluindo uma interessante versão de "Symptom of The Universe", do Black Sabbath, além de nove versões ao vivo, com destaque para "Territory" e "Biotech Is Godzilla", com letra de Mello Biaphra", ex-vocalista do ícone punk Desde Kennedys.

Já a versão de  "Roots", de 1996, o grande álbum do grupo que colocou o grupo entre os gigantes do metal, tem uma edição caprichada em 2017.

Em edição dupla remasterizada, tem 17 músicas extras no segundo CD, com muitas versões ao vivo e de demos para canções importantes, como "Dusted", "Rootos Bloody Roots", além de uma primeira versão da excelente "Kaiowas", e trechos instrumentais de "Dictatorshit" e "Cutthroat".

Outra novidade da banda brasileira é que o histórico split "Bestial Devastation/ Século XX", da banda Overdose com o Sepultura, foi relançado em vinil em uma edição limitadíssima pela Cogumelo Records. Estão disponíveis apenas 600 cópias (300 em vinil preto e 300 em vermelho).

Para quem não sabe, nos anos 70 e 80 o split era uma espécie de compacto duplo com músicas de dois a quatro artistas, dependendo da (pouca) grana dos envolvidos.

Já a Cogumelo Records é a famosa loja de discos de Belo Horizonte que se tornou selo e gravadora, responsável pelos primeiros lançamentos de bandas de metal extremo de Minas Gerais, entre os quais o Sepultura.

A nova edição de "Bestial Devastation/ Século XX" já pode ser adquirida pelo site da Cogumelo Records (ttps://cogumelorecords.loja2.com.br/8002321-LP-12-Sepultura-Overdose-Bestial-Devastation-Seculo-XX-Split-).

O Overdose surgiu em 1983 e, no mesmo ano, lançou a demo "Última Estrela". Dois anos depois, sai o split "Bestial Devastation / Século XX" pela Cogumelo Records.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock