Iggy Pop, Josh Homme, Madness e Bad Brains são os destaques do In-Edit Barcelona
O In-Edit – Festival Internacional de Documentário Musical de Barcelona encerrou sua décima-quinta edição no domingo e traz muitas novidades para quem gosta de rock e cinema.
Um de seus principais destaques foi o filme "My Life Story", de Julien Temple, onde Suggs, vocalista do Madness, conta sua história de vida, em um clima de stand up comedy e cabaré. Com imagens de arquivo e algumas cenas dramatizadas, o filme traz um pouco do humor presente na banda que foi uma das pioneiras do ska inglês dos anos 1970. Julien Temple esteve no festival, apresentando o filme e Suggs também esteve presente, para realizar um Q&A e um pocket show após a exibição do documentário, porém estava um tanto quanto 'borracho' para cumprir bem suas missões. No fim, fez o que sabe fazer melhor: ser um velho punk simpático.
Outro destaque é Iggy Pop: além de comparecer com um excelente depoimento no filme "Bunch of Kunst: A Film About Sleaford Mods", ele é figura central de "American Valhalla", sobre a turnê que sucedeu seu último álbum "Post-Pop Depression". O filme, dirigido por Andreas Neumann e Josh Homme, traz várias declarações de Iggy, Homme e dos demais integrantes da banda com quem excursionou. Mais do que os depoimentos, o filme vale pelas cenas da banda em cima do palco. Uma constatação óbvia: não deixem rockstars em frente a uma camera, filosofando. Josh Homme se torna muito raso quando solta várias de suas reflexões que permeam "American Valhalla"
Homme também é figura central em "Eagles of Death Metal: Nos Amis"; O filme trata do retorno da banda americana a Paris, três meses depois do ataque terrorista que interrompeu sua apresentação no Bataclan e que resultou em 89 mortos. Além disso, o filme trata da amizade que une Homme e Jess Hughes. Embora não tivesse no primeiro show em Paris, Homme reassume as baquetas e segue com a banda para o show de retorno, dessa vez no Olympia.
"Finding Joseph I: The HR From Bad Brains Documentary" fala sobre o vocalista dos Bad Brains, HR. Um dos expoentes do punk rock americano, HR teve sua carreira prejudicada por problemas de saúde, como esquizofrenia. Ainda na ativa, o filme traz um pouco do pensamento do cantor e sua luta contra a enfermidade e sua relação com rastafarianismo. Filme obrigatório, não só para fãs de música, mas também para interessados em psiquiatria.
O Festival
O In-Edit Barcelona aconteceu durante os dias 25 de outubro e 5 de novembro, em meio à crise política envolvendo a Espanha e Catalunha. No primeiro final de semana, com a cidade impactada pela declaração unilateral de independência da província, o festival foi afetado diretamente, com poucas pessoas saindo das ruas ou da frente da televisão para ir ao cinema. A primeira projeção de "Endurance", documentário sobre o Sepultura, foi uma vítima direta disso: pouco mais de 80 pessoas se animaram a ir ao cinema.
Ainda assim, em outros dias, se observou uma ocupação boa – a abertura do festival, com o filme "Liberation Day", sobre a apresentação do Laibach na Coréia do Norte (!), em função do aniversário da revolução (!!), fez com que a sala Aribau Multicines 5, com mais de 760 lugares, estivesse quase lotada.
No sábado, foram anunciados os vencedores do festival: "Ciudadano Fernando Gallego: Baile o Muere. El Documental sobre Nando Dixkontrol" foi o vencedor do panorama nacional e "Where You Meant To Be", sobre Aidan Moffat, ex-vocalista do Arab Strap, venceu o panorama internacional. O filme "Cassette: A Documentary Mixtape", que homenageia Lou Ottens, o visionário criador da fita cassete.
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.