Topo

Álbum solo de Rik Emmett, do Triumph, será lançado no Brasil

Combate Rock

12/10/2017 06h44

Marcelo Moreira

rik

Demorou, mas finalmente os maiores nomes do rock canadense se juntaram para fazer música. Bem, pelo menos alguns deles. Integrantes de Rush e Triumph tocaram juntos no mais recente álbum solo de Rik Emmett, ex-guitarrista do ótimo Triumph.

Emmett lançou no ano passado, com a banda de apoio, RESolution9 o álbum "RES 9" com a participação de Alex Lifeson, guitarrista do Rush, em duas músicas. E o mais legal é que finalmente o álbum ganhará uma versão brasileira deste lançamento histórico – a iniciativa é da Hellion Records, gravadora e selo paulistano que um dia também foi loja na Galeria do Rock.

"Human Race" tem um solo bem legal de Lifeson, embora a canção esteja mais para pop do que para o hard rock que caracterizou o trio Triumph.

O guitarrista do Rush ainda toca na faixa "End of the Line", que tem outra estrela, desta vez nos vocais: James LaBrie, vocalista da banda norte-americana Dream Theater. LaBrie também é canadense, e participa ainda de outra música: "I Sing".

O álbum está distante do hard rock poderoso que o Triumph fazia. Assim como em toda a sua rica carreira solo, Emmett passeia do jazz ao hard pop, passando pelo blues, pelo country e pelo folk. Senão não é extraordinário, "RES9" é bem bacana, gostoso de ouvir e tem uma produção simples, mas bastante eficiente.

Encontro oficial

Triumph e Rush se juntaram em 2011 em uma versão para "Red Barchetta", do Rush, que teve Emmett nos vocais nas guitarras e o baterista Neil Peart, do Rush. A iniciativa foi patrocinada pela banda Sonic Elements, que é uma espécie de banda virtual ou, como dizem os americanos, uma "fantasy rock band".

O álbum "RES9" também será marcante por reunir o Triumph em estúdio após 29 anos – Emmett saiu para engatar uma bem-sucedida carreira solo em 1988, enquanto a banda seguiria até 1993 com Phil X no lugar do guitarrista fundador.

O baterista e vocalista Gil Moore e o baixista Mike Levine participam na canção que encerra o trabalho, "Grand Parade". Sobre a reunião do Triumph nesta faixa, Rik Emmett comentou, em uma emissora de rádio de Toronto, que ficou feliz com a reunião quase 30 anos depois – ao vivo, o trio se juntou para um show concorrido no Sweden Rock Festival de 2008, que rendeu um CD e um DVD.

"Existe uma química entre nós, é inegável, senão o Triumph não teria sido o que foi e o que representa até hoje", disse Emmett quando do lançamento do álbum. "Este álbum representa a jornada da minha vida. Há uma linha de positividade nos álbuns que gravei desde 1988, pode-se dizer que é um resumo bacana do que sou como músico."

"Este álbum representa uma jornada através da minha vida", continua Emmett. "A ideia por trás de muitas dessas músicas é tentar descobrir quem eu sou e por que estou fazendo o que estou fazendo. Há um tópico comum de positividade aqui que liga os registros que eu fiz há 30 anos. O que eu aprendi ao fazê-los? Você vai ouvir tudo isso ecoado nos grooves deste álbum."

O guitarrista revelou que está muito feliz com o momento atual de sua carreira, insinuando que dificilmente voltará a fazer algo com o Triumph.

"Você não pode realizar esse tipo de projeto 100% por você mesmo", acredita Emmett. "É preciso muitas pessoas trabalhando juntas para fazer algo assim acontecer. Eu voltei ao velho ditado que diz: 'O sucesso tem muitos pais e o fracasso é um órfão'. Eu sabia que eu tinha que espalhá-lo por toda parte. É importante manter os caras da minha banda muito felizes."

Em "RES 9", Emmett é acompanhado pelo guitarrista Dave Dunlop, pelo baixista e tecladista Steve Skingley e pelo baterista Paul DeLong, que formam a banda RESolution9.

– A gravadora Hellion Records anuncia que lançará o novo álbum da banda Rik Emmett & RESolution9, "RES 9″, em novembro no Brasil . "RES 9″ conta com as participações do guitarrista Alex Lifeson (Rush), do vocalista James LaBrie (Dream Theater) e de seus companheiros do Triumph, o baixista Mike Levine e o baterista Gil Moore. "Este álbum representa uma jornada através da minha vida", observa Emmett. "A ideia por trás de muitas dessas músicas é tentar descobrir quem eu sou e por que estou fazendo o que estou fazendo. Há um tópico comum de positividade aqui que liga os registros que eu fiz há 30 anos. O que eu aprendi ao fazê-los? Você vai ouvir tudo isso ecoado nos grooves deste álbum", contou Rick Emmett. De fato, o escopo das 11 músicas profundamente sinceras no álbum "RES 9″ cobrem toda a carreira emocionante de Rick Emmett. A banda RESolution9 é composta pelo quarteto de Rik com Dave Dunlop na guitarra, Steve Skingley no baixo e teclados, e Paul DeLong na bateria. Dunlop e Skingley também coproduziram RES 9 com Emmett. Emmett acredita muito no trabalho em equipe, e para ele, a vibração geral do RES 9 é claramente refletida na fraternidade e camaradagem compartilhada entre todos os artistas que fizeram essa música especial juntos. "Você não pode realizar esse tipo de projeto 100% por você mesmo", acredita Emmett. "É preciso muitas pessoas trabalhando juntas para fazer algo assim acontecer. Eu voltei ao velho ditado que diz: "O sucesso tem muitos pais e o fracasso é um órfão". Eu sabia que eu tinha que espalhá-lo por toda parte. É importante manter os caras da minha banda muito felizes", explicou.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock