Topo

Herói da resistência: loja Metal vende música há 33 anos no ABC

Combate Rock

01/10/2017 06h50

Marcelo Moreira

Jean Gantinis, da Metal Discos (FOTO. REPRODUÇÃO YOUTUBE)

A esquina é movimentada, perto do começo do calçadão do centrão de uma cidade superpopulosa em um território pequeno na Grande São Paulo.

Santo André sempre rivalizou com a vizinha São Bernardo como a mais rock and roll da região metropolitana – até mais do que a capital, também vizinha.

É lá que resistem a loja e o bar A Gruta, que vendem CDs, DVDs e acessórios de rock. É lá que ainda existem feiras de vinis e bancas de jornais que se tornaram sebos conhecidos nacionalmente.

E é lá que ainda resiste a Metal, loja de música que divide a honra com a Merci, de São Bernardo, e a Rick and Roll, na vizinha São Caetano, como as "últimas casas de rua que comercializam música no mundo".

Hoje a Metal, que fica na esquina movimentada citada – ruas Álvares de Azevedo e Elisa Fláquer – será homenageada por seus 33 anos de atividade, um sonho de um moleque de 14 anos que queria viver de rock e disseminar o rock.

O comerciante, Jean Gantinis, 47 anos, também é guitarrista, e diz estar preparado para ficar mais 30 à frente de sua loja espalhando música boa, ao lado dos filhos Jimi e Lian, que o ajudam a tocar o negócio.

A partir das 10h deste 1º de outubro, no Parque Da Juventude em Santo André, várias bandas subirão ao palco para homenagear os 33 anos de história da loja Metal e da atuação do Jean nessa onda toda. Ele próprio irá se apresentar com sua banda Montanha.

A revista digital Estranhos Atratores fez uma bela homenagem à longevidade da Metal e ao seu proprietário. Clique aqui e leia a reportagem na íntegra.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock