Topo

Programa Combate Rock - Liberdade de Expressão e Censura

Maurício Gaia

22/09/2017 18h08

Em tempos em que se defende o fechamento de exposições e perseguições a artistas devido aos temas abordados em suas obras, o programa Combate Rock aborda o tema.

No primeiro bloco, relembramos a história da Dorsal Atlântica, que teve seu início de carreira marcado por perseguições, graças a músicas que criticavam a Igreja Católica. Parte dessa história você pode ler aqui. Além da Dorsal, também apresentamos artistas que fizeram da crítica à religião parte de seus trabalhos.

Planet Hemp, saindo do xadrez em Brasília, pelo crime de "apologia ao uso de drogas", em 97. (Foto: Alan Marques/Folhapress)

No segundo bloco, o assunto é Brasil: censura nos tempos da ditadura militar, perseguições a artistas, prisões – por incrível que pareça, essa ainda não é uma página virada no país.

Como o atraso não é um monopólio brasileiro, o terceiro bloco é dedicado a lembrar do infame "Parents Music Resource Center", grupo liderado por Tippi Gore (casada com Al Gore) em 1985 e que chegou a propor, simplesmente, a censura de músicas que fossem consideradas "ofensivas" (sabe-se lá a quem).

O último bloco, repassamos alguns destaques da semana passada: a morte de Grant Hart (ex-baterista do Husker Dü); o novo lançamento do Living Colour, o álbum "Shade"; a trilha sonora do filme "Bingo – O Rei das Manhãs" e Feed Dog – Festival Internacional de Documentários de Moda, que acontece em São Paulo (sim, tem música e tem rock na moda)

Clique no player para ouvir

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock