Topo

Focus retorna ao Brasil em setembro

Combate Rock

15/07/2017 06h56

Focus (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Após 3 anos, a banda holandesa Focus volta ao Brasil para três apresentações – São Paulo, Limeira (SP) e Porto Alegre – entre os dias 17 e 21 de setembro, tendo a forte concorrência das atrações do São Paulo Trip (The Who, Bon Jovi, Guns N'Roses, Aerosmith, Def Leppard).

Além de clássicos consagrados como "Hocus Pocus" e "Sylvia", a banda tocará musicas do seu mais novo album que será lançado neste ano. Ingressos limitados e a preço promocional.

Ingressos já estão à venda  pelo site www.ticketbrasil.com.br e nas lojas Aqualung e Die Hard (Galeria do Rock).

Maior nome da história do rock holandês, ao lado do Golden Earring, o Focus foi fundado em 1969 pelo tecladista e flautista Thijs van Leer, em Amsterdam.

Com um estilo único de se tocar rock progressivo, contava no início de sua carreira com Jan Akkerman na guitarra. Com a entrada do baterista Pierre van der Linden, gravaram o grande classico "Moving Waves", o qual foi lancado em 1971, alcancaram fama mundial e tocaram por toda a Europa, Japao e America do Norte.

Suas turnês eram concorridas e constantes. Em 1972, lancaram "Focus 3", uma perola do Rock em LP duplo. Na Inglaterra a demanda de seus shows era tao grande que resolveram gravar um de seus shows no lendario Rainbow Theatre de Londres, em maio de 1973 e o lançaram em LP no final desse mesmo ano.

Seus hits vieram sempre em forma de músicas instrumentais, "Hocus Pocus", "House of the King" e "Sylvia", o que acabou caracterizando toda a carreira da banda.

Em 1974 lançaram "Hamburger Concerto", outro sucesso absoluto de vendas, porem, algumas alteracoes em sua formação começaram a ocorrer, primeiro com a saída do baterista Pierre van der Linden.

Apos mais alguns discos lançados, no final da década de 1970, por divergências musicais, o grupo se desmanchou e somente deu sinal de vida no início do novo século.

Voltaram a fazer shows em 2002, apenas com Thijs van Leer como membro original, gravaram o disco "Focus 8".

Em 2005, o baterista Pierre van der Linden volta para a banda, gravam "Focus 9", dessa vez com o guitarrista Neils van der Steenhoven. Porem, o mesmo saiu em 2010 , sendo imediatamente substituído pelo sensacional Menno Gootjes, o qual permanece com o Focus ate hoje.

"Nossa música é evolução, não revolução", afirma Thijs van Leer de forma zombeteira, mas insistindo que é uma declaração séria.

O Focus lançou seu ultimo CD de estúdio em 2012. "Focus X" tem o cantor e compositor Ivan Lins como convidado na faixa "Birds Come Fly Over". A capa desse CD foi desenhada por Roger Dean, conhecido por trabalhos com Yes e Uriah Heep.

Em julho de 2016, a banda lançou mais um CD oficial com musicas inéditas, mas registrado muito antes. As músicas de "Focus 8,5/ Beyond the Horizon" foram gravadas em uma sessão realizada em 2005 no Rio de Janeiro e produzido por Marvio Ciribelli. Neste CD participaram músicos brasileiros como Arthur Maia e Marcio Bahia.

No inicio de 2017, a banda tocou no Cruise to the Edge, um cruzeiro que liga Tampa, na Flórida, a Cozumel. Esse cruzeiro foi um festival a bordo de um navio ao lado das bandas Yes, Kansas, do guitarrista Steve Hackett, entre outras.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock