Topo

Renaissance e 10.000 Maniacs: duas bandas com vozes femininas mágicas em SP

Combate Rock

25/05/2017 06h40

Marcelo Moreira

Renaissance (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Renaissance (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Quem gosta de bom rock com vocais femininos tem razões para ficar animado neste primeiro semestre de 2017. O grupo inglês Renaissance toca em São Paulo no próximo dia 25 de maio, enquanto que os norte-americanos do 10.000 Maniacs ser apresentam no dia 1º de junho.

O Renaissance é uma banda inglesa que tem suas origens no final dos anos 60, é  uma das expoentes da psicodelia europeia Nascida dos escombros dos Yardbirds, foi formada por três ex-membros dessa banda – Paul Samwell-Smith (gutarra e baixo), Jim McCarthy (bateria) e Keith Relf (vocal), que chamou sua rmã, Jane, para o vocais de apoio.

Mesmo com dois álbuns gravados, a banda fou ignorada e acabou antes do final de 1969. McCarthy tentou seguir adiante com o nome, mas desistiu e repassou-o a um grupo de amigos entusiasmados.

Com a psicodelia e o mundo hippie fazendo parte do passado, o grupo apostou em um rock progressivo com forte acento folk, em um meio termo entre o Yes e o Fairport Convention.

A nova formação, provavelmente a mais famosa na história da banda, consistia de Annie Haslam no vocal, Michael Dunford no violão, John Tout no piano, Jon Camp no baixo e vocal e Terry Sullivan na bateria. Lançaram Prologue em 1972, com músicas escritas por Dunford e McCarty e letras pela poetisa Betty Thatcher.

O destaque, sem dúvida, é a extraordinária cantora Annie Hasam, que deixou o grupo nos anos 80 para engatar uma bem-sucedida carreira solo – voltou recentemente ao Renaissance.

Haslam tem uma paixão explícita pelo Brasil, tendo realizado algumas turnês lotadas pelo país desde 1990 – foi aqui que gravou o seu álbum de maior sucesso, o ao vivo "Under a Brazilian Skies". Só a presença dela já vale o ingresso.

10.000 Maniacs (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Já o 10.000 Maniacs também é veterano, mas sempre surfou na chamada cena alternativa do rock americano dos anos 80, ganhando destaque junto com o R.E.M. – Robert Buck, o guitarrista e líder da banda, era irmão de Peter Buck, o guitarrista do R.E.M.

Mesmo com um trabalho digno e respeitado, a banda ficou mais conhecida na América do Sul por ter revelado Natalie Merchant, a diva que gravou os principais trabalhos da banda e que deixou o grupo em 1993, após o grande sucesso do CD "MTV Unplugged".

Após o baque, o 10.000 Maniacs tentou se recompor dois anos depois com o casal John e Mary Ramsey, que passaram a integrar a banda.

Mesmo sem o carisma de Merchant, Mary revelou-se muito boa cantora e segurou a onda até que a banda interrompesse os trabalhos por tempo indeterminado por conta da morte de Robert Buck, em 2000, aos 42 anos.

Quase cinco anos depois, os remanescentes voltaram à ativa e seguem até hoje como um dos bons nomes do underground musical da costa leste americana. O instrumental é de alta qualidade, mas vale mesmo pretsar muita atenção ao vocal delicado e folk de Mary Ramsey.

RENAISSANCE

25/05/2017 – São Paulo/SP
Espaço das Américas – Rua Tagipuru, 795
Horário: 22h00
Ingressos: de R$ 220,00 a R$ 340,00 (valores inteiros)
Vendas online: www.ticket360.com.br
Classificação etária: 14 anos

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock