Topo

Jerry Adriani, um exemplo de como transitar com eficiência entre o rock e a música romântica

Combate Rock

24/04/2017 06h26

Marcelo Moreira

Jerry Adriani (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Em algum momento da história Jerry Adriani parece ter ficado no meio do caminho. Roberto Carlos fez sucesso com o rock, mas o abandonou para virar cantor romântico – e quase sempre brega -, Jerry tento seguir os passos do amigo Erasmo Carlos, que oscilou entre a MPB e o rock clássico. No entanto, isso em nenhum momento preocupou o cantor de voz potente e visual de galã

Morto aos 70 anos idade neste domingo (23), vítima de câncer, Jerry Adriani sempre acreditou no que fazia, mesmo quando os bons tempos ficaram para trás . Como Eduardo Araújo, continuou a encarnar um personagem de uma era em que o rock tinha ingenuidade e sedução na medida certa.

Não poderia ter escolhido melhor caminho. Inteligente, articulado e versátil, foi ator e apresentador de TV enquanto tentava ressuscitar de tempos em tempos a carreira. Tinha orgulho de ser respeitado por músicos de gerações mais recentes e adorava ouvir elogios sobre sua influência.

Embora elegantes, muitos desses elogios soam um pouco exagerados, mas não desprovidos de sentido. Enquanto Roberto Carlos se tornou o rei e Erasmo a referência roqueira para ao menos duas gerações de músicos, Jerry Adriani se tornou o protótipo do artista popular, que se equilibra entre o rock quase primitivo e a música romântica de de forte apelo emocional – não foram poucas as vezes em que flertou com o brega.

Batizado de Jair Alves de Souza, Jerry Adriani começou a carreira gravando canções em italiano, mas estourou mesmo durante a Jovem Guarda, nos anos 1960.

Foi concorrente de Roberto Carlos nos programas de auditório dos anos 60 em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com o declínio da Jovem Guarda e a ascensão da Tropicália, da MPB incipiente e do rock paulista dos Mutantes, para não falar da música black, teve dificuldades em se adaptar aos novos ventos musicais.

Se perdeu popularidade nos anos 70, manteve em alta o seu prestígio, ainda que optasse pela linha romântica inaugurada por Roberto Carlos. Acabou redescoberto na década seguinte, entre outras coisas, por conta de uma parca semelhança entre seu timbre vocal com o de Renato Russo, vocalista da Legião Urbana.

Jerry Adriani era uma das poucas peças que ainda restava de artistas populares que transitavam com desenvoltura e sucesso entre os mundos do rock e da música romântica.

Perfeccionista, mas humilde, fazia questão de subir ao palco ou de gravar quando estivesse absolutamente pronto e 100% preparado, fatos que acabaram o tornando um exemplo de profissionalismo no meio artístico mesmo estando longe dos dias de glória. Esse provavelmente será um dos seus principais legados.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock