Topo

Chuck Berry definiu o Rock'n'Roll nos anos 50

Maurício Gaia

18/03/2017 19h26

Chuck Berry, morto hoje aos 90, estabeleceu com composições como "Maybelene", "Roll Over Beethoven" e "Johnny B. Goode", os padrões nos quais os rock'n'roll se baseou na década de 1950.

Nascido em Saint Louis, Berry começou sua carreira no começo dos anos 50, atuando como músico de acompanhamento do pianista Johnnie Johnson. Johnson foi uma de suas maiores influências. Segundo Berry, tudo que ele fez na guitarra era tentando imitar o jeito do pianista de tocar. Ao longo das décadas seguintes, ambos tocaram juntos em diversas ocasiões.

Sua carreira ia de vento em popa até que, em 1959, foi preso, acusado de manter relações sexuais com uma menor de idade. Condenado a cinco anos de prisão, Chuck Berry acabou sendo solto em 1963, depois de um novo julgamento. Mas naquele momento, sua carreira encontrava-se no ostracismo.

Mesmo com constantes gravações de suas músicas por artistas como Beatles, Rolling Stones e Beach Boys, parte de sua popularidade só foi reconquistada no começo dos anos 1970, com o lançamento do álbum "The London Chuck Berry Sessions", acompanhado por músicos britânicos.

Em 1986, uma superbanda dirigida por Keith Richards, acompanhou Chuck Berry em dois shows, comemorando seus sessenta anos. Estes shows foram registrados no filme "Hail Hail Rock'n'Roll", e conta com a presença de Robert Cray, Etta James, Eric Clapton, Johnnie Johnson, entre outros.

Em 1993, Chuck Berry fez suas primeiras apresentações no Brasil, dentro do Free Jazz Festival. Em São Paulo, teve a abertura de Little Richard.

Eu estava lá no antigo Palace e o show de Berry teve que ser encerrado antes do previsto, pois boa parte do público subiu ao palco, para cantar e dançar ao som do gênio. Um garoto de, no máximo, quinze anos de idade, vestindo uma camiseta dos Ramones que ia até seus joelhos, estava no microfone.

Com o show interrompido, Berry se despediu e as pessoas começaram a sair do palco, se abraçando, como se tivessem sido tocadas pel'A REVELAÇÃO.

Até 2014, Chuck Berry continuava a fazer shows. Via de regra, contratava a banda nas cidades em que iria se apresentar (todo mundo sabe tocar "Roll Over Beethoven", certo?). Para este ano, ele planejava lançar seu primeiro álbum de estúdio desde 1979, para comemorar seus 90 anos.

Obrigado, Chuck.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock