Topo

Empreendedorismo e perseverança: as lições do ótimo DVD de Rafael Bittencourt

Combate Rock

13/03/2017 06h55

Marcelo Moreira

O ambiente estava tenso, com muitos detalhes ao mesmo tempo a serem checados e reavaliados. A correria era grande, assim como o atraso. Mas o perfeccionismo falou mais alto – ainda bem, já que tudo correu bem, de forma geral.

Quando a ação realmente começou, o diretor do empreendimento simplesmente subiu ao palco. E, de lá, começou a dirigir os trabalhos, com uma guitarra pendurada, chapéu e postura impecável ao microfone. Como chefe, parecia um pouco incomodado na função, mas a cumpriu com competência.

A gravação do DVD do Bittencourt Project no Café Piu Piu, no Bexiga, coração de São Paulo, deu bastante trabalho, e obrigou o guitarrista Rafael Bittencourt, do Angra, a se desdobrar em várias funções para garantir a qualidade requerida pelo empreendimento.

O resultado, que ganhou o nome de "Live Brainsworms" é muito mais do que satisfatório: foi uma vitória de um músico empreendedor e criativo, que destruiu os obstáculos para entregar um produto de qualidade aos fãs de financiaram o projeto (financiamento coletivo).

Grandioso em sua simplicidade, o músico proporciona um espetáculo interessante e competente: domando o nervosismo por conta do evento, o cansaço por tanto trabalho e a preocupação por ter de dirigir todo o processo, ainda conseguiu se divertir.

Cono dono do palco, Rafael Bittencourt cresce muito como músico e intérprete. As músicas de seu Bittencourt Project e de sua carreira solo o afastam deliberadamente do Angra, o que evidencia a sua versatilidade. Instrumentista reconhecido, também se mostra um ótimo vocalista.

"O produto final atendeu às minhas expectativas. Consegui atender aos prazos e às demandas, entregando ao fã que pagou um DVD bem bacana. Sou muito crítico a respeito de meu trabalho, ao mesmo tempo em que me sinto mais maduro, o que conforta em relação ao resultado", disse Bittencourt em um evento em São Paulo em janeiro passado.

Não havia dúvida de que ali era trabalho, mas Bittencourt aproveitou o evento para reunir uma rara "constelação" de músicos amigos – Alirio Netto (cantor, Age of Artemis), Felipe Andreoli (baixista, seu colega de Angra), Edu Ardanuy (guitarrista, ex-Dr. Sin), Fabio Zaganin (baixo), Bruno Valverde (bateria, seu colega de Angra), Marcello Pompeu (cantor, Korzus), Michel Leme (guitarrista), Ricardo Confessori (bateria, ex-Angra e Shaman) e Leão Chinês.

Bittencourt lançou no ano passado uma campanha de financiamento coletivo para gravar e lançar o primeiro DVD de sua carreira solo. Empolgado, mas realista, declarou ao Combate Rock que seriam os fãs que determinariam o tamanho do projeto e onde ele seria gravado.

O clima de pub do Café Piu Piu, involuntariamente, ajudou bastante no produto final – mesmo com as interrupções para reposicionamento de câmeras, o jeitão de "ao vivo" ficou patente, em um espetáculo competente e com boas performances.

 

Bittencourt Project ao final da gravação do DVD - Rafael Bittencourt é o quarto da esq. para a dir. (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK)

Bittencourt Project ao final da gravação do DVD – Rafael Bittencourt é o quarto da esq. para a dir. (FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK)

O pub abarrotado com quase 900 pessoas se tornou um set de gravação simples, com câmeras modernas e grua para tomadas de cima, e o público ajudou como pôde e sempre com bastante entusiasmo, seguindo as orientações de Bittencourt e dos responsáveis pelas câmeras.

O trabalho realizado por um artista internacional como Bittencourt merece elogios pela competência em se adaptar a uma circunstância diferente e assumir pessoalmente o controle de todo o processo, ainda que em uma dimensão menor – e mais trabalhosa. O artista indicou claramente que existem alternativas para criar e empreender dentro da música de forma mais econômica, mas com qualidade.

Mesmo feito na raça, o DVD foi planejado em tudo. Com uma banda entrosadíssima, Bittencourt fez questão de mostrar que é um ótimo mestre de cerimônias, entre uma orientação ou outra para os câmeras e os assistentes de gravação.

Mesclando mensagens positivas com técnicas de marketing, pontuou a apresentação com alguma explanações filosóficas, e mandou uma série de músicas bem legais em pouco mais de uma hora.

Como era de se esperar, nada de Angra, exceto pelas presenças de Andreoli e Ricardo Confessori, ex-baterista da banda. "Comendo Melancia" foi uma "intro" para esquentar os músicos, onde todos esbanjaram feeling em uma peça que misturava rock instrumental e elementos musicais da cultura brasileira, um dos pontos principais e altos do Bittencourt Project.

"Dedicate My Soul", talvez o maior e melhor hit de sua carreira solo, abre o show de fato. Pesada, cadenciada e com ótimos vocais do guitarrista, mostrou que a banda nada precisaria fazer a mais para ganhar a noite.

"Holding Back the Fire" é outra música excelente, trazendo Bittencourt mais concentrado e domando com facilidade uma melodia intrincada.

Já "The Dark Side of Love" teve a participação de Alirio Netto, cantor do Age of Artemis e de vários musicais. Exímio vocalista, com um senso dramático adquirido pela experiencia nos palcos teatrais, acrescentou demais ao que já era bom e elevou a power ballad a um dos pontos altos da noite.

No momento folk, uma pausa para o respeito com a soberba "Santa Teresa", com seus elementos celtas, seus arranjos de muito bom gosto e o violino extraordinário de Amon Lima – quem diria que este músico se encaixaria tão bem em um projeto de tamanha versatilidade.

Para encerrar, muita porrada com a pesadíssima "O Pastor", com sua letra forte em português e certeira e guitarras alucinantes, onde Bittencourt desempenha um vocal surpreendente.

Em "Nacib Véio", a derradeira, o hard rock toma conta do ambiente em outra faixa cantada em português, com um astral lá em cima e uma aula de interpretação de toda a banda e do convidado especial Marcello Pompeu, vocalista do Korzus. Um encerramento muito legal para um show/DVD de alta qualidade.

Nos extras, destaque para a jam session com a presença do mestre da guitarra jazz Michel Leme, em um tema batizado de "War Pigs da Porteira", uma coisa hilária, e para uma versão bacana e mais pesada para "O Calibre", dos Paralamas do Sucesso.

Rafael Bittencourt já é um músico consagrado e profissional de música muito competente, como demonstra o resultado final de "Live Brainsworms".

Também não gostou das mudanças drásticas que o mundo da música passou e está passando, colocando imensas dificuldades no dia a dia de todos. Entretanto, em vez de reclamar, criou alternativas dentro e fora do Angra para manter sua arte viva e o seu fluxo criativo. Deve servir como exemplo máximo de como criar e sobreviver de música nestes tempos complicados.

Como o DVD surgiu de uma campanha de financiamento coletivo, apenas quem contribuiu recebeu o disco físico e outros prêmios. Em uma segunda fase, a ideia é licenciar o produto para que seja comercializado em lojas físicas e virtuais, estando ao alcance de todos.

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock