Topo

Programa Combate Rock - Carlos "Vândalo" Lopes

Maurício Gaia

07/02/2017 08h07

O programa Combate Rock desta semana traz Carlos "Vândalo" Lopes, líder da Dorsal Atlântica, referência da música extrema no Brasil, ao longo dos anos 1980 e 1990.

Corria o glorioso ano de 1985. A primeira edição do Rock in Rio já tinha acontecido e o cenário musical do país fervia com o rock. Até na pacata cidade de Lambari (MG) teve festival de rock.

E foi naquele ano que Lambari foi testemunha de um grande momento na história do rock nacional. O vocalista e guitarrista de uma banda sobe ao palco e anuncia, lá pelas tantas, a próxima música; "Pau no Cu de Deus". E incitou a platéia a repetir o nome da música várias vezes. Foi um fuzuê daqueles – técnico de som tentou desligar o som, os organizadores do evento tentaram tirar a banda do palco, parte da platéia reagiu com xingamentos (outra parte gritava empolgadíssima o refrão da música). Eu, ainda adolescente, estava lá e assisti a tudo aquilo maravilhado. No dia seguinte, a tal banda, Dorsal Atlântica, foi tema do sermão do padre na pequena Lambari.

Reza a lenda que um outro adolescente também estava na platéia e, inspirado pelo que viu, resolveu montar sua banda: foi assim que Max Cavalera criou o Sepultura. Enquanto uma tornou-se respeitada dentro e fora do país, a Dorsal, por diversas razões, nunca estourou.

Carlos

Carlos "Vândalo" Lopes, no estúdio (foto: Divulgação)

Cansado de dar murro em ponta de faca, Carlos dissolve a banda em 2001 e passa a se dedicar a outros projetos, como a banda de funk Usina Le Blond e Mustang, com pé no hard funk. Em 2012, a Dorsal retorna as atividades para gravar um álbum viabilizado por uma campanha de financiamento coletivo.

No momento, a Dorsal Atlântica está em uma nova campanha de crowdfunding, para financiar seu próximo trabalho, o álbum "Canudos". Clique aqui para participar.

No programa, Carlos fala sobre os princípios que sempre nortearam sua carreira, , maturidade, política, Slavoj Žižek, Jung, Nietzche. Fala também sobre seus outros projetos, como o documentário "Guerrilha", sobre a Dorsal; o trabalho em HQ que está desenvolvendo e os projetos voltados para o público infantil. A conversa, longa, acabou se transformando uma entrevista obrigatória com um dos personagens mais instigante do rock nacional. Ouça!

Durante a semana, trechos que não entraram na edição final do programa serão publicados no Combate Rock Drops.

Playlist

1 – Imperium – Dorsal Atlântica
2 – Stranded in the Jungle – New York Dolls
3 – Meu Filho Me Vingará – Dorsal Atlântica
4 – Calling Dr. Love – Kiss
5 – Guerrilha – Dorsal Atlântica
6 – Bomber – Motorhead
7 – Vos perdoo, me perdoem – Dorsal Atlântica
8 – Exciter – Judas Priest

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock