Topo

'Animals', obra importante do Pink Floyd, completa 40 anos

Combate Rock

29/01/2017 07h12

Do site Roque Reverso

animals

O dia 23 de janeiro de 2017 marca os 40 anos do lançamento do disco "Animals", do Pink Floyd. Décimo disco da banda britânica, é mais um trabalho conceitual, no qual há críticas às condições sociais e políticas da Inglaterra dos Anos 70.

O disco é baseado no clássico livro "A Revolução dos Bichos", de George Orwell, que tem o título original "Animal Farm", em inglês.

"Animals" sucedeu nada menos que os álbuns de imenso sucesso "The Dark Side of the Moon", de 1973, e "Wish You Were Here", de 1975.

Comparado a estes dois discos, é um álbum totalmente anticomercial, com poucas músicas, sendo que a mais longa delas, "Dogs", possui nada menos que 17 minutos e três segundos de duração.

Enquanto "The Dark Side of the Moon" traz uma quantidade bem maior de canções e um número relevante de clássicos do rock, "Animals" não tem músicas que tenham atingido tal condição, comercialmente falando, apesar da qualidade das mesmas.

Mesmo em "Wish You Were Here", que continha também poucas músicas, havia a faixa-título e "Shine On You Crazy Diamond" como hits incontestáveis que marcaram o disco.

Para os entendidos em Pink Floyd, "Animals" pode não ser um disco de fácil assimilação, mas é essencial na discografia da banda britânica. Destacam-se, além das letras críticas compostas pelo baixista Roger Waters, algumas das melhores performances do guitarrista e vocalista David Gilmour e participações decisivas do tecladista Richard Wright.

Foi neste disco que surgiram alguns dos primeiros sinais de discórdia no grupo que, anos mais tarde, durante a gravação de "The Wall", teriam como consequência a saída de Richard Wright, após desentendimentos com Roger Waters.

A turnê do disco "Animals", denominada "In the Flesh Tour", também foi importante para a história da banda, já que conta com um fato marcante no qual Waters chegou a cuspir em fãs barulhentos da primeira fileira de um show em Montreal que o incomodavam. O incidente foi combustível para a ideia da turnê do "The Wall", na qual havia um muro entre o grupo e a plateia, um produto do desejo de Waters de isolamento.

A capa de "Animals", talvez, comercialmente, tenha tido um apelo maior do que qualquer canção gravada neste álbum. A imagem do porco inflável sobrevoando a Usina Termelétrica de Battersea está entre alguns dos detalhes mais clássicos do rock n' roll.

A ideia da capa veio de Roger Waters e foi desenvolvida em conjunto com Storm Thorgerson e a Agência Hipgnosis.

Apesar de trazer um perfil anticomercial, "Animals" vendeu bastante, gerando discos de platina para o Pink Floyd e boa aceitação da crítica especializada.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock