Topo

'Are You Experienced’, de Hendrix, completa 50 anos em 2017; ainda dá tempo de experimentar

Combate Rock

05/01/2017 07h00

Ricardo Gozzi – do site Roque Reverso

hendrix

Alguns dos mais importantes álbuns da história do rock completam meio século neste 2017 que acaba de começar. Mas o que torna o ano de 1967 ainda mais interessante é o surgimento do álbum como um conceito artístico e a consolidação do rock como arma da juventude para tentar subverter a ordem de um mundo controlado por homens velhos, brancos, endinheirados e atavicamente conservadores – e qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência.

Para iniciar a resenha destes álbuns cinquentões, mas que parecem ter sido gravados ontem, o Roque Reverso elegeu "Are You Experienced", trabalho de estreia de Jimi Hendrix.

A guitarra e o roquenrow nunca mais seriam os mesmos depois de Jimi Hendrix.

Nascido nos Estados Unidos, Jimi Hendrix vinha abalando a cena roqueira de Londres no início da segunda metade dos anos 1960. Acompanhado do baixista Noel Redding e do baterista Mitch Mitchell, o guitarrista formou o The Jimi Hendrix Experience.

Os primeiros singles que formariam o álbum "Are You Experienced" vieram à tona ainda em 1966, entre eles, "Hey Joe". No início de 1967, os singles de "Purple Haze" e "The Wind Cries Mary" aumentaram ainda mais a expectativa em relação ao álbum.

Quando foi finalmente lançado, em maio de 1967, "Are You Experienced" saiu com duas versões bastante diferentes, uma à venda no Reino Unido e outra nos Estados Unidos. Algumas das mais conhecidas músicas de Jimi Hendrix, já lançadas nos singles, ficaram de fora da versão inglesa. É só comparar as listas de músicas para ver as diferenças gritantes.

Capa de Versão lançada no Reino Unido

1 – Foxy Lady
2 – Manic Depression
3 – Red House
4 – Can You See Me
5 – Love or Confusion
6 – I Dont't Live Today
7 – May This Be Love
8 – Fire
9 – Third Stone From The Sun
10 – Remember
11 – Are You Experienced?

Versão lançada nos Estados Unidos

1 – Purple Haze
2 – Manic Depression
3 – Hey Joe
4 – Love or Confusion
5 – May This Be Love
6 – I Dont't Live Today
7 – The Wind Cries Mary
8 – Fire
9 – Third Stone From The Sun
10 – Foxy Lady
11 – Are You Experienced?

Um dos motivos dessas diferenças todas foi a capacidade de Hendrix de produzir muito em pouquíssimo tempo. Outro foi a "jenialidade" dos gurus da indústria fonográfica.

Posteriormente, foi lançada uma versão integral de "Are You Experienced" que contou com as 15 músicas contidas nessas listagens e ganhou como faixas-bônus "51st Anniversary" e "Highway Chile", lados B dos singles de "Purple Haze" e "The Wind Cries Mary", respectivamente.

Nas paradas de 1967, "Are You Experienced" ficou atrás apenas dos Beatles. Qualquer comentário pejorativo a respeito da vendagem equivale a alegar que o Pepe não jogava tanta bola assim porque é só o segundo maior artilheiro da história do Santos Futebol Clube.

Com o lançamento de "Are You Experienced", Jimi Hendrix desencadeou uma revolução não apenas no rock, mas na maneira de se tocar guitarra, abrindo caminho para a era dos guitar heroes.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock