Topo

Notas roqueiras: Vintage Caravan, Necro, Doomsday Hymn, ANIE...

Combate Rock

19/09/2016 11h59

Da equipe Combate Rock

Vintage Caravan (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Vintage Caravan (FOTO: DIVULGAÇÃO)

– O Abraxas Fest acontece neste ano em quatro capitais brasileiras – Porto Alegre (29/9), Goiânia (30/9), Rio de Janeiro (9/10) e Florianópolis (11/10) – com os islandeses do Vintage Caravan como atração principal. A banda alagoana Necro acompanhará a turnê para divulgar o novo disco. O Vintage Caravan, formado por jovens islandeses com três álbuns lançados em pouco menos de uma década de estrada, no entanto, já com imenso prestígio. Além de um sólido contrato com a super gravadora Nuclear Blast, o grupo islandês já possui na bagagem participações nos mais concorridos festivais de rock/metal da Europa. Influenciados por Deep Purple, Black Sabbath e Led Zepellin, a banda tem muita personalidade para diluir tudo num stoner rock viajante à base de encorpados riffs, cheio de fuzz e refrões dançantes. De Maceió, capital de Alagoas, a Necro acompanhará a turnê do Vintage Caravan por algumas cidades para divulgar o novo disco, gravado e produzido em novembro do ano passado por Gabriel Zander no Estúdio Superfuzz, no Rio de Janeiro. O trio, na ativa desde 2009, traz ao novo registro uma certeira carga de referências brasileiras ao já robusto rock setentista com pegada hard rock e progressiva, antes cantado em inglês.

– O projeto ANIE, liderado por Fernando Quesada (violão e vocal) e Juninho Carelli (teclado e vocal), acaba de divulgar uma versão acústica de "Exceptional", do Unisonic, em homenagem a Michael Kiske. Esta é uma maneira que o projeto ANIE encontrou para homenagear os grandes heróis da música mundial e que influenciaram o projeto de alguma maneira.
Fernando Quesada e Junior Carelli resolveram homenagear o vocalista Michael Kiske após o cantor participar do show da Noturnall no Rock in Rio, em 2015, inclusive esta música tem um toque especial para a dupla. "O Michael Kiske é uma influência para a minha carreira como músico e vocalista. Acho que pra todo mundo que toca Heavy Metal ele é uma influência, pois sua maneira de cantar e timbre são maravilhosos", disse Fernando Quesada. "Foi um desafio enorme transportar para o acústico essa música, pois ela tem bastantes efeitos e particularidades. Acho que conseguimos uma linha para o projeto que cabe muito nessa música", disse o tecladista Junior Carelli.
Confira a versão de "Exceptional", do Unisonic: https://youtu.be/b3ETapmwbLU

– Os guitarristas Karim Serri e Angelo Torquetto anunciaram que estão deixando a banda Doomsday Hymn. Segundo nota divulgada pela dupla, houve "incompatibilidades dentro da banda", e os dois decidiram montar um novo grupo. "Nós resolvemos nos afastar do DDH por motivos 100% profissionais. Estávamos em um ritmo de trabalho muito diferente dos outros da banda, e para não haver um confronto de ideias e evitar qualquer animosidade, resolvemos seguir nosso caminho e deixar o DDH seguir o seu, que, aliás, é muito promissor", comenta Karim. Eles prometem anunciar em breve o seu novo projeto.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock