Topo

Rock de graça na Grande São Paulo: muito público, pouco público

Combate Rock

18/07/2016 06h48

Marcelo Moreira

Muita gente curtiu demais o projeto Rock na Porta, na frente da loja Woodstock, no centro de São Paulo, e pouca gente prestigiou o Dia Municipal do Rock, em São Bernardo, apesar da tarde ensolarada de domingo.

Na capital, o tempo não ajudou muito, com tempo nublado e muito vento, mas assim mesmo o público foi bom para prestigiar seis bandas de metal e hard rock na frente da fundamental e necessária loja Woodstock, em uma das saídas da estação Anhangabaú do metrô.

Com fácil acesso, a galera compareceu e justificou a existência do projeto, e os artistas recompensaram quem se dispôs a encarar o vento.

Os destaques ficaram por conta do heavy bem trabalhado do Statues on Fire, do thrash furioso do Ancesttral e do hard'n'heavy com pitadas progressivas do King of Bones.

Visão panorâmica do Rock na Porta (FOTO: STATUES ON FIRE/FACEBOOK-INSTAGRAM@CARLOTACARLOTINHA)

Visão panorâmica do Rock na Porta (FOTO: STATUES ON FIRE/FACEBOOK-INSTAGRAM@CARLOTACARLOTINHA)

Algumas estimativas dão conta de que mais de mil pessoas passaram pelo local, sem que houvesse confusão ou brigas

Em São Bernardo (Grande São Paulo), no entanto, o público foi decepcionante. Pouco mais de 500 passaram pelo do Parque da Juventude Città di Marostica, conhecida como Pista de Skate de São Bernardo, que fica bem pertinho da prefeitura.

Faltam explicações para  que fechou o, baixo público no Dia Municipal do Rock, instituído recentemente (17 de julho).

O sol dominou a tarde no ABC e as bandas mandaram bem, mas apenas um quarto do local destinado para os shows permaneceu ocupado.

Necromancia em ação em São Bernardo (FOTO: MARCOS NOGUEIRA)

Necromancia em ação em São Bernardo (FOTO: MARCOS NOGUEIRA)

Houve até certa animação na apresentação do Necromancia, que fechou o evento, mas o frio apertou por volta das 18h30 e a galera começou a debandar antes mesmo do final da performance.

Como sempre, o Necromancia fez um show impecável, com um thrash metal imponente e feroz, com o repertório encabeçado pelo hino "No Way Out".

O melhor show do minifestival, no entanto, foi o do Seventh Seal, com uma performance excelente do vocalista Leandro Caçoilo e da dupla de guitarristas, Thiago Oliveira e Tiago Claro, tornando um pouco mais difícil a missão do Necromancia, que tocou em seguida. Antes, abriram o evento as bandas Celofane, Condenados, Sanatorio e  Eyes of Beholder – esta mostrando muita qualidade em seu heavy tradicional.

Uma pena que pouca gente apareceu para um minifestival gratuito de rock e em um lugar tão bacana para ver shows. Em agosto, a Prefeitura de São Bernardo promete novo minifestival gratuito, no mesmo local, para comemorar o aniversário da cidade. É mais uma chance para o ABC se redimir do "boicote" às apresentações do Dia Municipal do Rock.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock