Você precisa saber: Led Zeppelin, Eric Clapton, Henry McCullough...
da equipe Combate Rock
– A história é conhecida entre fãs de rock. O Led Zeppelin, um dos maiores e mais bem-sucedidos grupos da história, é campeão também em casos envolvendo supostos plágios e apropriações em músicas. O mais recente deles, que voltou ao noticiário no ano passado, é o da clássica "Stairway to Heaven", cuja introdução teria sido surrupiada pelo guitarrista Jimmy Page da faixa "Taurus", do grupo americano Spirit. O julgamento deste caso começa nesta terça-feira (14) em um tribunal de Los Angeles e deve durar algumas semanas. Segundo especulações na imprensa internacional, caso perca, a banda pode ter que desembolsar até US$ 40 milhões ao espólio do vocalista Randy Califórnia (1951-1997), ex-líder do Spirit. Clique aqui e leia o bo texto do UOL Música Deezer sobre o histórico de problemas com acusações de plágio do Led Zeppelin, incluindo as músicas citadas e as comparações com as supostas canções copiadas.
– Eric Clapton está doente. Dois jornais ingleses, o "Daily Mail" e o "Telegraph", e uma revista, "Classic Rock", divulgaram na semana passada entrevistas com o guitarrista onde ele conta que sente cada vez mais dificuldades para tocar. Aos 71 anos, ele revelou que sofre de uma incurável doença que provoca danos irreparáveis em seu sistema nervoso. "Tive muitas dores ao longo do último ano. Começou com dores nas costas que progrediram para uma neuropatia periférica. Hoje sinto como se levasse choques elétricos que correm por baixo de minhas pernas", disse Clapton à revista "Classic Rock". "Além disso – prosseguiu Clapton – tive de descobrir como lidar com algumas outras coisas próprias de quando ficamos velhos. " Clique aqui para ler na íntegra um texto do jornalista Carlos de Oliveira sobre as agruras de Eric Clapton.
– Morreu aos 72 anos nesta terça-feira (14) Henry McCullough, guitarrista que tocou com a Wings, banda que Paul McCartney montou nos anos 70 após sair dos Beatles e lançar dois álbuns solo. Habilidoso e versátil, também integrou a banda Spooky Tooth e tocou com Joe Cocker e como músico de apoio para o Pink Floyd. São dele, por exemplo, parte das bases e um solo na música "Live and Let Die", sucesso que McCartney compôs para o filme "007 Viva e Deixe Morrer", de 1973.
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.