Topo

Blues Brasil: J.J. Jackson brilha em encontro com os irmãos Prado

Combate Rock

03/06/2016 07h00

Marcelo Moreira

J.J.Jackson_-_Prado_Brothers

 

Não foi desta vez que um artista brasileiro ganhou um prêmio no Blues Awards dos Estados Unidos, mas Igor Prado e sua banda têm um bom motivo para comemorar neste mês de maio: o lançamento do excelente álbum "J.J. Jackson and Prado Brothers", mais uma cortesia da Chico Blues Records.

Prado Brothers são os irmãos Igor (guitarra) e Yuri (bateria), que serviram de suporte para que o cantor norte-americano radicado no Brasil registrasse seu novo trabalho, que tem as ilustres presenças da fantástica cantora americana Tia Carroll e do saxofonista Denilson Martins.

Na verdade, a Igor Prado Band está em peso no álbum, pois o baixista Rodrigo Mantovani, um às do seu instrumento, praticamente toca em todas as músicas. Jackson não poderia ter escolhido melhor companhia.

O CD tem uma história bacana, descrita na contracapa – e que dá a pista com um selo na capa, dizendo "10 Years of Friendship", celebrando a amizade do cantor com os dois então garotos.

"Eu morava na rua Frei Caneca, perto do Sanja Jazz Bar, no bairro da Bela Vista, em São Paulo", conta Jackson."Era 1999 e o dono do Sanja me ligou em casa para ir correndo conhecer dois moleques que estavam arrasando no bar, tocando muito. Atravessei a rua e fui vê-los, fiquei muito bem impressionado. Eram novinhos, tinham 15, 17 anos, mas mostravam imenso talento. Dei uma canja com eles e ficou bem bacana. Anos depois voltei a encontrá-los, percebi muita qualidade e profissionakismo, e desde então trabalhamos juntos várias vezes."

Enquanto "Way Down South", o mais recente trabalho da Igor Prado Band, envereda por um blues mais tradicional e urbano, "J.J. Jackson & Prado Brothers" aponta para o rhythm & blues e para a soul music, tudo regado a um blues manhoso e malandro – afinal, Jackson vive há décadas em São Paulo.

A escolha do repertório foi um grande acerto, já que permitiu que Igor Prado mostrasse a sua conhecida versatilidade para empurrar o estilo clássico do cantor norte-americano.

"Strange Things Happenings", de Percy Mayfield, recebeu um tratamento grandioso, de reverência, a um hino da música norte-americana, enquanto "If I Can't Have You" mantém o clima igualmente grandioso, com uma vigorosa participação da cantora Tia Carroll, indo muito além da balada soul blues.

"Those Lovely Nights" e "You Got What It Takes" jogam o clima lá em cima, com fraseados certeiros de guitarra e solos criativos – na segunda, os arranjos de saxofone de Denilson Martins são marcantes, embalados pela cama elaborada pelo baixista Rodrigo Mantovani.

"Oh Poh Pah Doh" é curiosa e divertida, com aula de vacalizações de Jackson e Tia, enquanto que a vela "Tell It Like It Is" se destaca pela delicadeza e pelos timbres suaves de Igor.

O trabalho mostra o extremo bom gosto cantor americano na execução do repertório e na perfeita sinergia com a banda e os colaboradores. Entra fácil na lista dos lançamentos muito bons de blues em 2016.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock