Topo

Blues Brasil: Harmonica Duo se reinventa ao vivo

Combate Rock

05/05/2016 07h00

Marcelo Moreira

HARMONICA_DUO

 

O primeiro CD da carreira do Harmonica Duo tinha duas propostas diferentes e ousadas dentro do blues nacional: investir em composições próprias e criar arranjos inusitados em violão e gaita para canções clássicas do gênero. O resultado ficou bem interessante e foi um dos lançamentos mais importantes de 2014.

Ainda que com atividades paralelas, Little Will (gaita, violão e voz) e Marcio Scialis (voz, violões e gaita) cairiam na estrada para refinar o repertório misto com músicas próprias e standards.

E eis que "Harmonica Duo Live at Sesc São José dos Campos" finalmente sai da fábrica com produção e incentivo da onipresente Chico Blues Records, dirigido pelo incansável Chico Blues.

A dupla de músicos decidiu mudar um pouco o show para captar o CD deiante de uma plateia maior e mais exigente. São apenas oito canções com versões bacanas e um pouco mais roqueiras, distanciando-se do blues mais introspectivo do primeiro álbum de estúdio.

Uma coisa legal da gravação ao vivo é o fato de que os dois músicos parecem estar se divertindo bem mais do que a plateia. Little Will, veterano músico paulista, esbanja categoria em vários tipos de gaita, e arrasa em "Hit the Road Jack" quando enfia em seu solo fraseados típicos do tango, em um arranjo bem bacana.

Mais seguro e confiante no palco, Will mostra versatilidade ao fazer "cama sólida" para que Scialis também brilhe, como em "Dancing in the Street", clássico do rock dos anos 60 e que já teve versão de Mick Jagger e David Bowie.

Músico competente e igualmente versátil, Scialis brinca e devaneia na música, com um solo intenso e variado, e acaba surpreendendo quando emenda outro clássico do rock/rhythm & blues, "Mustang Sally", imortalizada por Wilson Pickett.

A predileção da dupla por arranjos inusitados ressurge em "Come Together", soberba música dos Beatles que ganha uma releitura quase que direcionada para a gaita, enquanto os sóbrios vocais de Scialis impõe certa dramaticidade na linha melódica.

O medley "Freedom/When Love Coms to Town", que abre o show, provavelmente é o ponto alto do trabalho, com a dupla acelerando e metendo o pé na porta, para depois cair no rock/rockabilly da manjada "Route 66" -mque ficou bastante agradável.

Como surpresa, "Ain't She Sweet", em uma versao quase country. A faixa ganhou destaque histórico por ser um dos primeiros registros fonográficos dos Beatles, feito ainda em Hamburgo, na Alemanha, em 1961.

A evolução musical do Harmonica Duo é notável, principalmente ao mostrar bastante descontração no palco. Agora é torcer para que o show contenha mais canções próprias.

 

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock