Topo

De novo, Led Zeppelin vai aos tribunais por plágio em 'Stairway to Heaven'

Combate Rock

14/04/2016 06h35

Marcelo Moreira e Mauricio Gaia

Led Zeppelin (Foto: Divulgação)

Led Zeppelin (Foto: Divulgação)

Para qualquer artista seria desabonador e até mesmo devastador ser acusado e questionado com frequência em relação a plágios e cópias descaradas de músicas. Para os membros remanscentes dos Led Zeppelin, no entanto, a questão não os preocupa, a julgar pela quantidade de ações que precisaram responder ao longo de quase 50 anos.

A mais nova pendenga judicial envolve aquele que talvez sekja o hit mais conhecido do grupo. O vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, e o guitarrista da banda, Jimmy Page, terão que enfrentar um tribunal do júri para determinar se eles roubaram os acordes iniciais de "Stairway to Heaven", clássico de 1971 da banda. A música é de autoria dos dois.

De acordo com a agência de notícias Reuters, numa decisão tomada na sexta-feira (8), o juiz Gary Klausner, em Los Angeles, nos Estados Unidos, afirmou que "Stairway to Heaven" e a instrumental "Taurus", de 1967, da banda Spirit, são parecidas o suficiente para que um júri decida se Plant e Page são responsáveis por infringirem direitos autorais. O julgamento está programado para 10 de maio.

O processo judicial é de Michael Skidmore, que representa Randy Wolfe, também conhecido como Randy California, que era guitarrista do grupo Spirit e compositor de "Taurus". Wolfe morreu afogado anos atrás em uma praia norte-americana.

Skidmore afirmou que Page pode ter sido inspirado a escrever "Stairway" para o Led Zeppelin depois de escutar o Spirit tocar "Taurus", quando as bandas fizeram uma turnê juntas em 1968 e 1969, mas que Wolfe nunca ganhou nenhum crédito.

Os acusados afirmaram que Wolfe compunha por encomenda, que não podia reivindicar direitos autorais, e que a progressão de acordes era tão clichê que não merecia tal proteção.

O juiz, no entanto, disse que um júri poderia encontrar similaridade substancial entre os dois primeiros minutos de "Stairway" e "Taurus", o que ele chamou de "os segmentos mais reconhecidos e importantes" das duas músicas, de acordo com o texto da Reuters.

Há alguns anos, figurinha carimbada em tribunais, o Led Zeppelin também respondeu a outra ação de um membro da banda Spirit. Mark Andes, ex-baixista da banda Spirit, entrou com um processo contra o grupo inglês, por conta de um plágio existente na mesma "Stairway to Heaven".

As semelhanças na introdução de Stairway to Heaven e a música Taurus são mais do que evidentes e sempre foram ressaltadas em diversos fóruns pela internet.

O que se pergunta é por que somente agora se busca este tipo de reparação. A explicação pode ser encontrada no relançamento da discografia do Led Zeppelin.

O objetivo de Andes era de que o ex-guitarrista da banda Randy California, já falecido, seja creditado como coautor de Stairway to Heaven e que os royalties provenientes das vendas deste lançamento sejam pagos aos herdeiros.

O mais curioso é que, em entrevista recente, Jimmy Page se mostrou incomodado com artistas que sampleiam suas composições, como se ele mesmo não tivesse se apropriado com frequencia de conteúdo protegido por direitos autorais. Enfim, cada um sabe onde o calo aperta.

Outros artistas figuram como coautores de canções do Led Zeppelin, após acordos extra-judiciais: Willie Dixon, Memphis Minnie e Jake Holmes são alguns exemplos. Ao que parece, a lista irá aumentar.

E é sempre bom lembrar que vários outros artistas foram acusados de plágio, como U2 (em "With or Without You"), George Harrison (em "My Sweet Lord") e os Rolling Stones.

No caso dos Stones, a conduta foi exemplar. "Anybody Seen My Baby?", da dupla Mick Jagger e Keith Richards, foi lançada em 1997 no álbum "Bridges to Babylon". No entanto, as semelhanças com a música "Constant Craving", de 1992, da cantora canadense k.d. lang, eram muitas.

Os dois stones declararam que nunca tinham ouvido a música da canadense, só que reconheceram as semelhamças. Resolveram não criar caso: concederam o crédito a lang, que passou a coassinar a faixa.

Abaixo, relembramos dois Combate Rock Drops sobre o assunto.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock