Deep Purple reúne seus principais cantores em evento histórico
Marcelo Moreira

Três grandes 'tenores' do Deep Purple: da esq. para a dir., Ian Gillan, Glenn Hughes e David Coverdale na cerimônia do Rock'n' Roll Hall of Fame 2016 9FOTO: ARQUIVO PESSOAL/FACEBOOK DE GLENN HUGHES)
David Coverdale declarou certa vez, muito tempo depois de deixar a banda, que sentia, em alguns momentos, certo desconforto em cantar músicas antigas, que não eram suas.
Já Ian Gillan, franco, direto e indo sempre na jugular, jamais admitiu a hipótese, quando voltou ao grupo, de sequer pensar em cantar músicas que não fossem de sua autoria ou de sua época.
Glenn Hughes, por sua vez, livre de quaisquer vícios desde os anos 90, é só paz e amor: canta qualquer música de todas as fases da banda.
Os três cidadãos encabeçaram as fases mais gloriosas do Deep Purple e finalmente, em um episódio raríssimo, suniram ao palco juntos quando da introdução do grupo no Rock'n'Roll Hall of Fame na semana passada – após anos de protestos contra o "boicote" ao grupo.
Gillan nunca foi inimigo de Coverdale, mas não evitava farpas ao rival, que o substituiu em 1974 no Purple, quando zombava e ironizava a chamada formação III (mark III), sempre ressaltando que a sua primeira passagem pelo grupo era a formação clássica.
Coverdale, por sua vez, limitava-se a dizer que não era amigo de Gillan e que o sucesso da mark III era a melhor forma de avaliar sua passagem pelo Deep Purple.
Hughes fez parceria vocal com Coverdale entre 1974 e 1976 e sempre manteve contato com o companheiro depois da parada do grupo, inclusive cantando juntos em alguns eventos e fazendo backing vocals ocasionais para o Whitesnake.
Boa praça, procurou sempre manter uma postura cordial em relação a Gillan – nunca foram grandes amigos, mas tiveram relação amistosa ao longo do tempo.
E eis que Gillan concordou em receber Coverdale e Hughes como convidados da banda na cerimônia de introdução ao Hall of Fame – a banda hoje é formada por Gillan nos vocais, Steve Morse na guitarra, Ian Paice na bateria, Roger Glover no baixo e Don Airey nos teclados. O baterista é o único membro fundador ainda na banda.
A foto dos três vocalistas é um momento importante para o rock e para o Deep Purple, sinalizando que o grupo pode, eventualmente, algum dia, fazer algum evento comemorativo que possa contemplar uma reunião com alguns membros, algo que era impossível há algum tempo por conta da recusa de Gillan em aceitar tal coisa.
O que parece imutável é a animosidade em relação a Ritchie Blackmore, o magistral guitarrista que fundou a banda com Paice e o tecladista Jon Lord (morto em 2012) em 1968.
A desavença com os membros da banda, em especial com Gillan e até com Glover, parece ser algo indestrutível, a ponto de que o guitarrista não ter comparecido à cerimônia. Nos bastidores, consta que teria havido um veto explícito de Gillan.
Não é algo edificante. No entanto, a presença dos três principais vocalistas do grupo no mesmo palco, em um evento importante, transforma a questão em um dos fatos mais importantes da maravilhosa história do Deep Purple.
Faltaram Rod Evans, o primeiro cantor, e Joe Lynn Turner, que substituiu Gillan entre 1989 e 1991, além do primeiro baixista, Nick Simper, mas aí, realmente, seria demais…
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.