Topo

Robertinho de Recife resgata o Metalmania promete turnê pelo país

Combate Rock

24/03/2016 07h00

Marcelo Moreira

Robertinho de Recife (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Robertinho de Recife (FOTO: LEANDRO ALMEIDA/DIVULGAÇÃO)

História viva do rock brasileiro e um dos três principais instrumentistas do gênero. A quantidade de  títulos e epítetos é imensa para Carlos Roberto Cavalcanti de Albuquerque, guitarrista fenomenal mais conhecido como Robertinho de Recife.

Roqueiro até a medula, o mago das seis cordas ganhou fama nos anos 80 com o projeto Metalmania, que fazia um rock pesado de alta qualidade – tão alta que estava à frente do seu tempo, ao menos por aqui, o que rendeu a incompreensão do mercado.

Quem não se lembra de Robertinho tocando em São Paulo, entre 1983 e 1985, humilhando no instrumental e tocando Iron Maiden, fazendo as linhas das duas guitarras brincando, como na mítica "The Trooper"?

Robertinho do Recife ressurge com uma nova 'versão' do clássico "Metalmania", disco que ele gravou em 1984, e que deixou o Brasil todo de boca aberta, na época, com a sonoridade ríspida e pesada do hard e do metal – como havia adiantado em entrevista exclusiva ao programa de web rádio Combate Rock no ano passado. Respeitado não só por músicos brasileiros, como também, do exterior, ele anuncia a nova tour "Hey Hey Metalmaniacs".

Além dele, está o vocalista da formação clássica do Metal Mania, Lucky Leminski. E para injetar o sangue novo no trabalho, ele recrutou o jovem Rob Khalil (baixo), e as garotas Isa Nielsen (guitarra, Detonator) e Jully Lee (bateria)

"Depois da volta com o disco 'Back for More', nós fizemos shows importantes como a abertura das bandas Judas Priest e Accept, no Rio, a Virada Cultural de São Paul, e minha participação no show do Manowar, no Monsters of Rock 2015, em São Paulo. Foi aí que tive inúmeros pedidos para que voltasse a tocar as músicas da fase do Metalmania, foi quando convidei o Lucky para cantar, já que ele era da formação original, e desde então, estamos de volta coma banda", diz Robertinho.

Para esse projeto onde serão tocadas as músicas originais do disco de 1984, ele diz que a presença das garotas (Isa e Jully), tem tudo a ver com as letras das músicas do Metalmania I. "E além delas tocarem muito bem, deixam o show muito mais bonito", completa.

Metalmania versão 2016 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Metalmania versão 2016 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Entre os inúmeros planos que a banda irá revelar em breve, podemos adiantar que o Metalmania foi convidado para participar do "Festival do Metal Pesado", projeto que acontecerá entre os meses de março e abril, em algumas unidades dos Sescs de São Paulo/SP, e em abril, estarão no renomado Abril ProRock, no Recife/PE – todos os detalhes serão divulgados nos próximos dias.

O parceiro de longa data, Lucky Leminski, falou do retorno, ao lado do grande amigo; "Me sinto graduado! O Robertinho de Recife é um guitarrista de muita técnica, garra e expressão que contempla uma afluência de estilos que desafia a lógica e o senso comum. Heavy metal é loucura com método, e sempre aprendo algo de novo com ele."

O baixista Rob Kahlil é um dos mais empolgados com o projeto, já que é filho de Robertinho. "Tocar com meu pai é bem legal, por que é bem mais fácil se entender com ele do que com músicos que são só seus amigos. E além de tudo, é muito interessante poder conhecer melhor, e integrar esse projeto que volta ao espirito da antiga banda dele".

As meninas mostram a mesma empolgação. "Minha admiração por ele é imensa desde que estudava no no IG&T (famosa escola de música de São Paulo). Vi um show dele e fiquei pasma. Um tempão depois, ele (Robertinho) me falou que estava pensando em colocar mais uma guitarra no Metalmania, e que gostava muito do meu jeito de tocar. Perguntou se eu teria interesse, o que me deixou lisonjeada, e este convite significou muito mais que entrar em uma banda nova. É um convite do Robertinho, considerado por muitos o maior guitarrista do Brasil!", fala Isa.

Jully Lee, baterista que teve uma rápida passagem pela banda Nervosa – entre outros projetos – também não economiza ao falar do novo desafio; "É muito bom ter sido escolhida por um gênio da guitarra, que traz toda essa bagagem musical, querido e respeitado por tanta gente da música."

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock