Topo

O ótimo retorno de Lucinha Turnbull

Maurício Gaia

17/03/2016 17h02

Maurício Gaia

Com um bom público, Lucinha Turnbull e sua banda se apresentaram na sexta-feira passada no SESC Belenzinho.

Lucinha é figura importante na história do rock – reza a lenda que ela foi a primeira mulher no Brasil a subir em um palco empunhando uma guitarra elétric .

Fã dos Beatles, conheceu os Mutantes ainda nos anos 70. Quando Rita Lee foi expulsa do grupo, as duas formaram o duo Cilibrinas do Éden, que teve duração curta, mas chegou a gravar um disco nunca lançado oficialmente.

O Cilibrinas do Éden foi o embrião para o para o Tutti-Frutti, depois renomeado – por pressão da gravadora – como Rita Lee & Tutti-Frutti. Logo depois da gravação do primeiro álbum "Atrás do Porto Tem Uma Cidade", Lucinha saiu da banda, tendo trabalhado com gente como Erasmo Carlos, Raul Seixas, Gilberto Gil, Gonzaguinha, entre outros.

O Show

Lucinha Turnbull

Uma foto publicada por mauricio gaia (@mauriciogaia) em

Lucinha, acompanhada pelo veterano guitarrista Tonho Penhasco, Thadeu Meneghini (baixo), Zé Ruivo (teclados) e Carneio Sandâlo (bateria), ela revisitou sua carreira, incluindo músicas dos tempos em que trabalhava com sua antiga parceira, assim como músicas compostas com parceiros como Mathilda Kovak e Paulo Leminski.

Lucinha além de ser uma competente guitarrista, esbanja simpatia e carisma, mesmo em situações inesperadas: "Tonho, vamos mudar um negócio. Canta aquela música sua que eu gosto, que eu vou rapidinho ali no banheiro", ela anuncia, para risada da platéia.

Além de músicas como "Mamãe Natureza", e "Aroma" – esta última de seu único (inacreditável) trabalho solo, Lucinha também incluiu no repertório versões de "You've Got to Hide Your Love Away", dos Beatles e "Like a Rolling Stone", de Bob Dylan.

Lucinha esteve fora do radar durante muito tempo, mas tomara que seu retorno seja para valer. O rock nacional agradece.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock