Os rocks que têm a cara de São Paulo
Marcelo Moreira
O rock que tem a cara de São Paulo é um hino quase punk. E o Combate Rock volta a reverenciar o 365 e sua "São Paulo". Em votação realizada entre os leitores em 2012, a música foi escolhida como o símbolo máximo roqueiro da capital paulista. Nada mais atual, com sua pegada forte e aceclerada. Para nós, ainda continua ostentando o topo da lista.
A concorrência foi forte – "Pânico em SP", dos Inocentes, "Pobre Paulista", do Ira!, "São Paulo, São Paulo", do Premeditando o Breque, "Trilogia da Vila Madalena", do Língua de Trapo, além de canções do Joelho de Porco, Tom Zé, Rita Lee e outros lembrados pelos leitores do blog.
Fundada em 1983, o 365 foi um dos expoentes da fase final do movimento punk-rock e new wave no país. Com Miro de Melo (bateria), Tiquinho (guitarra), Adauto (baixo) e Oclinhos (vocal), a banda ficou conhecida no circuito undergroud paulista por suas canções de protesto.
Em 1985, a banda passa por uma reformulação com a entrada de Ari Baltazar (guitarra), Mingau (baixo) e Finho (vocal). Com um estilo voltado para o pós-punk, sua música foi intitulada por alguns críticos como rock de combate – e o Combate Rock sempre aprovou tal rótulo!!!!
Em 1986 é lançado o disco-mix contendo as músicas "São Paulo" e "Canção para Marchar", a canção "São Paulo" torna-se um grande sucesso e posteriormente um clássico do rock nacional. Com a repercussão positiva, em 1987 lançam seu primeiro álbum homônimo, contendo entre outras músicas, uma versão de "Grândola, Vila Morena", música do cantor e compositor português Zeca Afonso. A música original foi utilizada, na década de 70, como senha de sinalização durante a Revolução dos Cravos, em Portugal.
A discografia da banda é composta por quatro álbuns, uma coletânea e um compacto com duas músicas em formato EP. O último trabalho é "Do Outro Lado do Rio", de 2005.
Para homenagear os 462 anos de São Paulo, "São Paulo", do 365, e mais as viscerais "Pânico em SP", com Inocentes, "Pobre Paulista", com Ira!, e "São Paulo São Paulo", com Premeditando o Breque:
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.