Morre Stevie Wright, dos Easybeats, e um dos inspiradores do AC/DC
Marcelo Moreira
Um nome fundamental para a existência do AC/DC morreu hoje, 27 de dezembro, na Austrália. Stevie Wright foi vocalista da banda The Easybeats, o maior nome do rock australiano depois do AC/DC, e que contava com George Young como guitarrista, irmão mais velho dos irmãos Angus e Malcolm, a dupla que segurou o quinteto australiano de hard rock por 40 anos.
Os Easybeats surgiram em 1964 em Sydney tendo como figuras centrais George Young, imigrante escocês, e Johannes Hendricus Jacob van den Berg, conhecido como Harry Vanda, imigrante holandês. Os dois tocavam guitarra e baixo e eram exímios produtores.
A banda teve bastante sucesso na Austrália e e se aventurou por volta de 1967 na Inglaterra, mas teve apenas o bom single "Friday on My Mind" com alguma repercussão.
A banda se dissolveu em 1969, mas Vanda e Young ficaram no Reino Unido e aprenderam tudo o que puderam para, em 1973, retornar à Austrália para se tornar os mais importantes produtores do país.
A experiência de George foi fundamental para que os os irmãos mais novos, Angus e Malcolm, pudessem crescer em sua incipiente banda, em 1974. Vanda e George Young foram responsáveis diretos pelo estouro do AC/DC na Austrália, entre 1974 e 1976, e nos Estados Unidos, a partir de 1977.
Wright, por sua vez, engatou uma errática carreira solo na Austrália após o fim dos Easybeats. Sem rumo, vagou pelo enorme país até a volta de Vanda e George Young.
Os dois ex-companheiros de banda o ajudaram a estruturar de novo uma carreira e foram responsáveis pelo hit improvável "Evie", uma suíte longa dividida em três partes que viria a ser a grande obra de sua carreira.
Entretanto, embora astro na Austrália, sua carreira não decolou como deveria. Gravou dois álbuns solo entre 1974 e 1975, cantou em diversas bandas emergentes até 1980, mas nada aconteceu, muito devido a seus problemas com drogas e álcool.
Infelizmente, ficou mais conhecido como o mais forte candidato a substituir Bon Scott no AC/DC – o então vocalista do quinteto morreu após uma noite de bebedeira em fevereiro de 1980, em Londres.
Na versão de Wright, ele teria recusado o convite de George Young para um teste por ser amigo de Scott e por ter um estilo muito diferente.
Na versão de quem trabalhou para o AC/DC na época, ele teria sido considerado, mas descartado depois por conta de seu histórico com drogas, entre outras restrições. O escolhido foi Brian Johnson, inglês de Newcastle, vocalista da banda Geordie.
Nos anos 80 e 90, Stevie Wright tentou manter a carreira solo, sem sucesso, com algumas participações em cerimônias comemorativas de aniversários de bandas importantes na Austrália. A causa da morte não havia sido divulgada até a tarde de 27 de dezembro.
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.