Topo

Notas roqueiras: Vivalma, Lavoura, Maquinários...

Combate Rock

27/11/2015 12h00

da equipe Combate Rock

Vivalma (FOTO: NATÁLIA GONÇALVES/DIVULGAÇÃO)

Vivalma (FOTO: NATÁLIA GONÇALVES/DIVULGAÇÃO)

– O Vivalma é uma banda formada por integrantes que são fãs da cultura pop: games, animes, filmes, séries, etc. Pensando em unir essa paixão extra musical com o gosto pelo Prog Metal, o grupo paulistano decidiu criar uma webserie chamada "Prog Metal Version". Nela, a ideia é produzir releituras de trilhas sonoras presentes nessas mídias, trazendo as músicas para o estilo Prog Metal e lançando vídeos temáticos.  Os quatro primeiros episódios (https://www.youtube.com/playlist?list=PLuYFb-weyURYAQiXyx0A8l5S2K9Bz0pi3) representaram quatro diferentes mídias: Os Vingadores (cinema), Metal Gear Solid (games), Dragon Ball Z (animes/desenhos) e Game of Thrones (séries). "Como somos fãs desse universo nerd, acabou sendo bem natural a ideia desse projeto. Podemos dizer que nos sentimos em casa produzindo essas músicas e vídeos", diz o vocalista Marco Petucco. Como resultado dessas primeiras releituras, o Vivalma está lançando, em formato digital, o EP "Prog Metal Version" (http://bit.ly/1PqzlrI) com as quatro músicas. "Achamos fantástico esse mercado de eventos de cultura pop/nerd, e acreditamos que o Prog Metal tem tudo a ver com esse público. O número de visualizações passou de 470 mil, nos dando uma mostra de que o público gostou de nossas releituras", observa o baterista Felipe Abud. "A webserie também é uma forma de expandir nosso público e levar nossas músicas autorais para mais pessoas", acrescenta o tecladista Gus Martins. O EP "Prog Metal Version" sucede o álbum conceitual duplo "Human Effect", lançado em formato digital em 2014. Após sucesso na campanha de financiamento coletivo para a prensagem no Catarse, a versão física foi lançada no mercado em 2015.

– Com quatro álbuns lançados, em 12 anos de carreira, o Lavoura se dedica aos hibridismos entre jazz e música eletrônica. "Photosynthesis", o trabalho mais recente, foi mixado pelo músico e produtor Pipo Pegoraro, com quem o grupo já havia trabalhado no disco anterior, "Nu Steps". O álbum foi lançado de maneira independente em 2014 e este ano pela netlabel japonesa Bump Foot. Atualmente, o grupo vem de dedicando a promover o diálogo com outras expressões artísticas e espaços, tendo se apresentado este ano na Made – Mercado, Arte e Design, em galerias de arte e nas ruas, como no projeto Jazz na Escadaria. O Lavoura também lançou seu festival, o Phuture, na Serralheria, no qual recebeu as bandas Mental Abstrato com participação de Tássia Reis, Marcelo Monteiro Sexteto e os VJs Rica Ramos e PPires e os DJs Dudão Melo e Samuel Subcultura. Septeto de música eletrônica orgânica que se dedica aos hibridismos entre jazz, música brasileira e latina, o Lavoura é um grupo da nova cena de São Paulo que nasce cosmopolita e urbana, dentro dos movimentos de future beats e aliando o diálogo cinemático entre o som e as artes visuais. Ao mesmo tempo, bebe na estética de mestres como Raul de Souza, Eumir Deodato, Moacir Santos, Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, João Donato, Dom Um Romão e Azymuth. Fundado em Bauru, em 2003, e radicado em São Paulo desde 2005, o Lavoura é formado por Paulo Pires (bateria), Caleb Mascarenhas (synths), Fernando TRZ (synths, piano elétrico), Fabiano Alcântara (baixo), Junião (percussão), Marcelo Monteiro (sax, flauta) e Daniel Todeschi (VJ).
– A banda Maquinarios, que atualmente promove o álbum de estreia, "Intacto", fechou parceria com a empresa Cronos Entertainment, uma agência de shows voltada ao Metal. "Vamos montar a turnê de divulgação do 'Intacto' por todo o Brasil e América Latina a partir do ano que vem", diz o baixista Matheus Andrighi. "Serão pelo menos 30 datas que contemplarão a tour do 'Intacto' em 2016. Esperamos correr o máximo possível no Brasil para divulgar o disco", acrescenta. Afora os shows, o grupo pretende já ir preparando o material para o segundo disco. "Faremos essa tour e, a partir do final de 2016, tentaremos nos concentrar no segundo disco", revela Andrighi. "Intacto" foi lançado no dia 23 de julho pela Wikimetal Music em formato digital e pode ser encontrado em todas as plataformas.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock