Topo

Max Cavalera é condenado por ter xingado em livro a ex-cunhada

Combate Rock

10/11/2015 07h59

Marcelo Moreira

Max Cavalera (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Max Cavalera (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Um xingamento no meio de sua autobiografia vai custar caro a Max Cavalera, ex-guitarrista do Sepultura e atualmente líder do Soulfly. A Justiça de São Paulo condenou o músico, em primeira instância, a se retratar e a pagar R$ 50 mil de indenização á empresária Monika Cavalera, sua ex-cunhada.

No livro "My Bloody Roots" (editora Agir, do grupo Nova Fronteira, lançado em 2013, Max comenta, na passagem a respeito do reatamento de sua amizade com o irmão Igor ex-baterista do Sepultura, que não tinha bom relacionamento com a já ex-cunhada.

De forma desrespeitosa, sugere que a empresária teria influenciado na separação da formação clássica da banda, em 1996, faz uma ilação de que ela poderia ter "flertado" com ele e, por fim, a chama de "piranha".

Monika Cavalera soube do insulto em 2013 pelo Combate Rock, durante a audição de lançamento do último álbum do Sepultura, "The Mediate Between Head and Heads Must Be the Heart", no pub The Sailor, na zona sul de São Paulo.

Ela não havia lido o livro, e ficou indignada com atitude de Max. Naquele momento, já cogitava uma ação judicial no Brasil e, eventualmente, nos Estados Unidos.

A condenação, ainda em primeira instância ( seja, cabe recurso), estavelece que o músico e a editora devem pagar, em conjunto, R$ 50 mil por danos morais, além de 15% sobre o valor para despesas processuais. Max também foi sentenciado a se retratar publicamente. As partes receberam o prazo de 15 dias para recorrer à decisão da 25ª Vara Cível de São Paulo.

Ao site da revista Veja, Monika disse que foi atrás de seus direitos. "Nunca fiz nada para merecer isso. Era meu direito responder, especialmente porque ele é tio dos meus filhos. Como ele é um formador de opinião, então ele precisa pensar antes de falar de outras pessoas. O dano ele já causou. Fui motivo de chacota por parte de músicos com quem eu trabalhei. Teve banda que até encerrou a parceria comigo."

Max Cavalera ainda não se pronunciou sobre a questão, assim como a editora.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock