'Yesterday' surgiu há 50 anos em um sonho de Paul McCartney
Marcelo Moreira
O cara estava dormindo, e de repente acordou com uma música na cabeça. Correu para o violão, memorizou a música e passou as duas semanas seguintes enchendo o saco dos amigos para que alguém dissesse que já tinha ouvido a melodia em algum lugar.
Ninguém tinha ouvido. Então o cidadão resolveu ir ao estúdio, compor de verdade algo em cima daquela melodia, com uma pequena ajudinha dos amigos, e a transformou em uma das maiores músicas de todos os tempos.
Paul McCartney não sabia que "Yesterday" seria uma obra-prima e que venderia milhões e milhões de cópias. No começo, era só a "Scramble Eggs" (ovos mexidos), título provisório de uma canção que ele nem deu muita bola no início. Mas foi só o produtor George Martin colocar a mão nela para que o baixista percebesse que tinha coisa boa ali. Há 50 anos nascia uma das grandes pérolas dos Beatles.
A canção é icônica sob qualquer aspecto que se observe, seja ela executada só ao violão ou com o quarteto de cordas, como da gravação original. É um original dos Beatles, mas foi creditada a Lennon/McCartney. Dos Beatles, só Paul está na gravação que pode ter ultrapassado o bilhão de execuções em rádios de todos os tipos.
Alguns dos grandes nomes da música a consideram a balada pop perfeita. Frank Sinatra foi um dos que emitiram tal opinião. E a lista é grande, com algumas das maiores cantoras de jazz, como a diva Sarah Vaughn.
Os Beatles tocaram "Yesterday" ao vivo nas turnês dce 1965 e 1966. Nos estádios, sem os arranjos, ela perde a grandiosidade e a delicadeza, sendo que os companheiros também não demonstravam muito interesse em contribuir mais do que o necessário.
McCartney se redimiu a partir dos anos 90 ao incluir eventualmente a música em seus shows, com arranjos adequados e de bom gosto para executá-la me estádios.
"Yesterday" é um dos marcos da cultura ocidental e um dos pontos altos da música em todos os tempos, embora corresse o sério risco de virar uma "Scramble Eggs" da vida. Nada mal para alguém que compõe até mesmo dormindo…
Sobre os Autores
Sobre o Blog
Contato: contato@combaterock.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.