Topo

Ratos de Porão faz show dinâmico e pesado em festival de São Bernardo

Combate Rock

25/08/2015 17h00

Marcelo Moreira

Ratos de Porão encerra o festival de metal em são bernardo (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Ratos de Porão encerra o festival de metal em são bernardo (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Foram dois anos de tentativas para que o festival anual gratuito de heavy metal de São Bernardo do Campo (ABC, na Grande São Paulo) tivesse um bom público. A edição de 2015, em comemoração aos 462 anos de fundação da cidade, reuniu perto de 4 mil pessoas durante seis horas de muito som pesado no Parque da Juventude Cittá di Marostica, no centro da cidade, mais conhecido como Pista de Skate.

Contribuiu para atrair o público a banda paulistana Ratos de Porão, que nasceu punk e hoje faz um hardcore puxado para o heavy metal extremo, em especial nas novas músicas, que integram o álbum "Século Sinistro", lançado no ano passado.

Entretanto, quem sempre agita bastante é a banda punk Ação Direta, um dos nomes mais fortes do rock do ABC, e que está prestes a completar 30 anos de carreira. O vocalista Gepeto dá uma aula de presença de palco e "tumultuou" o ambiente, no bom sentido, ao colocar a pista lotada para "bangear".

Antes do Ação Direta quatro bandas movimentaram a tarde no Parque da Juventude: Esdrelom, Social Chaos, Eyes of Beholder e Rhegency. O destaque foi o hard'n'heavy bem feito e bem elaborado do Eyes of Beholder, com muito peso, em especial na boa música "Insanity".

Necromancia no festival de metal em são bernardo (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Necromancia no festival de metal em são bernardo (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Depois da pancadaria do Ação Direta, já no final da tarde, veio o thrash metal condecorado e elogiado de outra banda da região, o Necromancia. Mesmo sofrendo um pouco com problemas no som de sua guitarra, Marcelo "Índio" D'Castro agitou bastante e atacou com vários solos intrincados, como na insana "Under the Gun" e em uma versão ainda mais porrada de "Overkill", do Motorhead.

O Ratos de Porão fechou a noite com um um grande show, pesadíssimo e ultraveloz. Jão conseguiu um timbre de guitarra bem metal para tocar ao vivo, encorpado e denso, formando uma parede sonora com o baixo de Juninho, que estava muito alto.

A sequência de hits foi alucinante e aparentemente quase tirou o fôlego de João Gordo, o vocalista – os destaques foram os de sempre, com "Aids, Pop, Reperessão", "Beber Até Morrer", "Pobreza", "Anarkophobia"", "Crucificados pelo Sistema"…

Sem dar muita bola para efemérides, o Ratos de Porão comemora 35 anos de carreira em alta, com álbum novo e um show bastante redondo, com entrosamento absurdo entre os quatro integrantes. A organização acertou no "headliner" da edição de 2015.

Parque da Juventude lotado no festival de metal e punk de São Bernardo (FOTO: FACEBOOK/PERFIL PISTA DE SKATE SÃO BERNARDO)

Parque da Juventude lotado no festival de metal e punk de São Bernardo (FOTO: FACEBOOK/PERFIL PISTA DE SKATE SÃO BERNARDO)

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock