Topo

Little Will encerra festival de harmônicas e leva o blues a um novo público

Combate Rock

29/07/2015 12h00

Marcelo Moreira

O pátio estava vazio, com algumas crianças brincando e correndo. Os primeiros acordes do violão e da gaita apenas despertaram a curiosidade de poucos que passavam pelo Sesc VIla Mariana no último domingo (26). Nem parecia que ocorreria instantes depois o encerramento de um festival internacional de música.

No entanto, foi só o gaitista, violonista e cantor Little Will parar de afinar os instrumentos e começar a tocar blues tradicional para que o local ficasse abarrotado em menos de dez minutos. E muita gente, por incrível que pareça, foi apresentada ao blues pela primeira vez.

O músico de Santo André foi escalado para encerrar o Encontro Internacional de Harmônicas 2015, realizado pela primeira vez fora do Sesc Pompéia. Tocaram nesta edição Sérgio Duarte, Robson Fernandes e o anfitrião e mestre de cerimônias, Flávio Guimarães, além dos estrangeiros, os norte-americanos David Bernston (gaita) e Little Joe McLerran (guitarra) e pela surpreendente argentina Xime Monzon.

Little Will encerra o festival de harmônicas observado por um novo fã de blues (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Little Will encerra o festival de harmônicas observado por um novo fã de blues (FOTO: MARCELO MOREIRA)

Excetuando-se as crianças – que adoraram ver um "moço" tocando um violão prateado (dobro) -, mais de 200 pessoas ocuparam quase que totalmente o pátio coberto central do Sesc Vila Mariana para ouvir temas acústicos de Little Walter, James Cotton, Muddy Waters, Big Bill Broonzy, John Hammond Jr e até mesmo Luiz Gonzaga.

Little Will é um músico raro no Brasil atual. Estudioso ao extremo e atento aos detalhes e arranjos de uma maneira obcecada, faz jus ao um de seus mestres, o norte americano Hammond.

Tocando violão corretamente, transforma frases complicadas em melodias extraordinárias na gaita, tudo com uma facilidade revoltante. Justamente por isso conseguiu levantar o público e fazer crianças de dois anos e senhoras de 80 dançarem com as batidas sincopadas das canções de Muddy Waters e Little Walter.

O Encontro Internacional de Harmônicas tem a curadoria de Flávio Guimarães, o mestre dos gaitistas brasileiros e integrante dos Blues Etílicos – com a preciosa assessoria de Little Will e Tiago Cerveira. Entrou definitivamente no calendário de eventos musicais de São Paulo. O próximo passo, agora, é aumentar o númro de atrações e de dias- e, quem sabe, expandir para outras unidades do Sesc em São Paulo.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock