Topo

Percy Weiss, ex-Made in Brazil, Patrulha e Harppia, morre em acidente

Combate Rock

14/04/2015 18h40

Marcelo Moreira

percy

Um acidente de carro grave na rodovia dos Bandeirantes,perto de Jundiaí, tirou a vida do cantor Percy Weiss, nome fundamental do rock brasileiro dos anos 70 e 80, com passagens pelas bandas Made in Brazil e Harppia, entre outras. Segundo as primeiras informações, o cantor saiu à tarde de Jundiaí para voltar a Campinas, onde mora, e o carro onde estava capotou em uma curva.

O músico estava prestes a começar os trabalhos de um álbum novo, só com músicas inéditas, e já tinha garantido a participação de Robertinho de Recife, grande guitarrista brasileiro, que chegou a mencionar o fato no mês passado em entrevista ao programa de web rádio Combate Rock.

Carioca radicado havia anos em Campinas, tinha completado 60 anos no mês passado. Começou cedo na música, em 1972, aos 17 anos de idade, com a banda de baile U.S. Mail, nas domingueiras do Clube Banespa, em São Paulo.  Em 73 participa da banda Quarto Crescente, que conta com nomes como Duda Neves, Palhinha, Marcos Guerra e outros tocando no Masp, Teatro São Pedro, Aquarius e Tuca.

O sucesso chama a atenção de inúmeras bandas e músicos, inclusive de Oswaldo Vecchione, baixista e fundador do Made In Brazil, que à época tinha equipamento e estrutura. Percy então passa a ser o cantor da banda, percorrendo grande parte do Brasil e se apresentando para grandes platéias.

Em 1976, 12 mil pessoas no Ginásio do Corinthians assistiram a um show da banda junto com Rita Lee e Zé Rodrix. Durante o ano de 1976, o Made In Brazil faz mais de 70 apresentações, todas com Percy Weiss á frente dos vocais. Nesse ano grava também um dos mais importantes discos da história do Rock brasileiro: "Jack o Estripador", que tem a produção de Ezequiel Neves, que posteriormente viria a produzir entre outros Barão Vermelho e Cazuza

Em 1978, Percy grava o primeiro disco de outra das mais importantes bandas brasileiras: Patrulha do Espaço, que fora fundada pelo lendário Arnaldo Baptista, mas a havia deixado por problemas de saúde e era então capitaneada por outra figura lendária do cenário, Rolando Castello Júnior. Percy permanece até 1981 tocando ao lado de outras figuras históricas, como os já falecidos guitarristas Dudu Chermont e Walter Baillot e do baixista Cokinho.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock