Topo

U2 relembra conflito na Irlanda do Norte em novo clipe

Combate Rock

02/03/2015 12h00

do site Roque Reverso

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO: DIVULGAÇÃO

O U2 liberou no YouTube o clipe da música "Every Breaking Wave", presente no álbum "Songs of Innocence", que foi lançado em 2014 de maneira surpreendente. O videoclipe é, na verdade, uma adaptação do curta de 13 minutos e de mesmo nome do cineasta Aoife McArdle que retrata os conflitos históricos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte.

Além da disputa sangrenta que teve momentos que chocaram o mundo, especialmente nos Anos 80, e inspiraram hits históricos do U2, como "Sunday Bloody Sunday", o clipe mostra um romance entre dois jovens: um católico e o outro protestante.

Ele continuam com um relacionamento apesar das constantes ameaças de violência, como os famosos atentados do IRA, grupo paramilitar católico e reintegralista, que pretendia separar a Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexá-la à República da Irlanda.

"Songs of Innocence" é o décimo terceiro disco de estúdio da carreira do U2. É o primeiro álbum da banda irlandesa desde "No Line on the Horizon", de 2009.

Onze faixas integram o disco novo, que contou com a produção de Danger Mouse, em conjunto com Paul Epworth, Ryan Tedder, Declan Gaffney e Flood.

No filme "Every Breaking Wave", que pode ser visto aqui, ainda é possível ouvir a faixa "The Troubles", também do novo álbum, enquanto os letreiros são apresentados.

 

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock