Topo

O fim está próximo para algumas bandas em 2015

Combate Rock

19/02/2015 07h03

Marcelo Moreira

The Who (FOTO: DIVULGAçÃO)

The Who em 2014 (FOTO: DIVULGAçÃO)

A bolsa de apostas foi aberta no ano passado, quando Eric Clapton anunciou sua aposentadoria das turnês internacionais e o Who decidiu que que a atual seria a sua despedida definitiva. Com isso, o ano de 2015 pode entrar para a história como aquele onde o maior número de gigantes do rock parou definitivamente.

O Combate Rock sempre discutiu publicamente a questão de os dinossauros ainda estarem no palco. Há divergências profundas mesmo dentro da nossa equipe. Eu sempre questionei os detratores dos "velhinhos", que sempre clamaram pela aposentadoria compulsória depois um certo tempo para algumas bandas. Uma grande estultície.

B.B. King tem 89 anos e ainda faz shows, ainda que poucos e, em alguns, de forma precária por conta da saúde debilitada e da idade. Por isso, é venerado e reverenciado, assim como ocorreu como o gênio John Lee Hooker, que morreu aso 83 anos em 2001 em plena atividade. O guitarrista Buddy Guy, aquele que é ídolo de gente como Clapton e Keith Richards, além da veneração de Jimi Hendrix, continua lotando casas de shows e festivais nos Estados Unidos aos 78 anos.

Por que os blueseiros são venerados mesmo idosos nos palcos, e os roqueiros são execrados e desprezados quando se tornam cinquentões ainda na ativa? O AC/DC mostrou vigor no show do Grammy 2015 e  sacudiu o local da cerimônia, mesmo com um baterista com 68 anos de idade e um vocalista com 67 – e ainda assim sacripantas vomitam asneiras a respeito dos roqueiros que insistem – para nossa alegria – em se manter ativos.

Mil vezes assistir dez minutos de um show atual de Rolling Stones, Who, Allman Brothers, Eric Clapton, Paul McCartney, Kiss, Rush e muitos outros do que horas e horas de Jack White, Arctic Monkeys, Snow Patrol, Imagine Dragons, Radiohead e coisas parecidas. O que dizer, por exemplo, da maestria do setentão Jeff Beck em São Paulo no ano passado?

A Rádio UOL produziu um texto interessante a respeito das bandas e artistas de podem encerrar suas gloriosas carreiras neste ano, algumas cinquentenárias. Clique aqui para ler o texto.

Sobre os Autores

Marcelo Moreira, jornalista, com mais de 25 anos de profissão, acredita que a salvação do Rock está no Metal Melódico e no Rock Progressivo. Maurício Gaia, jornalista e especialista em mídias digitais, crê que o rock morreu na década de 60 e hoje é um cadáver insepulto e fétido. Gosta de baião-de-dois.

Sobre o Blog

O Combate Rock é um espaço destinado a pancadarias diversas, com muita informação, opinião e prestação de serviços na área musical, sempre privilegiando um bom confronto, como o nome sugere. Comandado por Marcelo Moreira e Mauricio Gaia, os assuntos preferencialmente vão girar em torno do lema “vamos falar das bandas que nós gostamos e detonar as bandas que vocês gostam..” Sejam bem-vindos ao nosso ringue musical.
Contato: contato@combaterock.com.br

Blog Combate Rock